INE regista aumento na movimentação dos passageiros no 2º trimestre

PorEdisângela Tavares,30 ago 2024 10:32

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, hoje, que nos aeroportos e aeródromos nacionais, o número de movimentos de aviões cresceu 2,8%, o tráfego de passageiros aumentou 12,3%, a tonelagem de cargas movimentadas cresceu 16,8% e a tonelagem dos correios movimentados cresceu 12,4%, em comparação ao mesmo trimestre de 2023.

De acordo com os resultados divulgados pelo INE, referente ao sector aéreo, o número de movimentos de aeronaves nos aeroportos e aeródromos nacionais cresceu 2,8%, totalizando 6.744 movimentos. O tráfego de passageiros também apresentou um aumento expressivo de 12,3%, com um total de 628.904 passageiros, o que representa um acréscimo de cerca de 69 mil passageiros em relação ao segundo trimestre de 2023.

Além disso, os resultados apontaram que a tonelagem de cargas movimentadas cresceu 16,8%, passando de 206.303 quilogramas no segundo trimestre de 2023 para 240.899 quilogramas no mesmo período de 2024. O tráfego de correios também registrou um aumento significativo de 12,4%, com um total de 99.071 quilogramas movimentados, um acréscimo de 10.912 quilogramas em comparação com o ano anterior.

Referente aos portos nacionais, o INE revelou que o número de movimentos de navios cresceu 5,3% no segundo trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. O número de passageiros movimentados nos portos também aumentou 10%, totalizando 348.790 movimentos de passageiros, representando um acréscimo de 31.818 movimentos em relação ao ano anterior.

De acordo com o INE, a tonelagem de mercadorias movimentadas nos portos de Cabo Verde atingiu 679.062 toneladas, um aumento de 10,8% em relação ao segundo trimestre de 2023. Entretanto, o número de contentores de 20 pés movimentados (TEUs) registou uma queda de 5,7%, correspondendo a 1.357 movimentos de contentores a menos em comparação com o mesmo período de 2023.

No sector de transportes terrestres, os resultados do INE apontam também um crescimento durante o segundo trimestre de 2024. O número de passageiros transportados por autocarros aumentou 2,5%, totalizando 6.145.840 passageiros, um acréscimo de 152.586 passageiros em relação ao segundo trimestre de 2023.

A extensão dos percursos de autocarros cresceu 4,4%, passando de 681,4 para 711,1 quilômetros. O total de horas trabalhadas aumentou 4,7%, enquanto o índice de passageiros transportados por quilômetro nos diversos percursos cresceu 8,4%. Por outro lado, o total de quilômetros percorridos pelos autocarros diminuiu 7,5%, refletindo uma redução de 123.145 quilômetros em comparação ao mesmo período de 2023.

Autoria:Edisângela Tavares,30 ago 2024 10:32

Editado porAndre Amaral  em  1 set 2024 11:10