​Preços dos produtos importados aumentaram em Agosto de 2024

PorEdisângela Tavares,25 set 2024 10:55

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que, no mês de Agosto de 2024, o índice de preços da importação situou-se em 140,9, tendo registado um acréscimo de 1,1%, valor superior em 1,6 pontos percentuais (p.p.), em comparação com o mês de Julho do mesmo ano.

Os resultados divulgados pelo INE apontam que os índices subjacente e volátil na importação, no mês de Agosto, registaram acréscimos de 0,8% e 1,7%, respectivamente, em relação ao mês de Julho.

O INE informa que o aumento dos preços ocorreu nas categorias dos grupos “Bens de Consumo”, com um aumento de 2,9%, justificado pela subida dos preços de “Produtos alimentares primários”, (7,2%). A categoria “Bens Intermédios” registou um aumento de 1,3%, explicado, principalmente, pela subida dos preços de “Partes para máquinas” (19,4%) e de “Bens de capital” (7,5%), que, por sua vez, se deve à subida de preços de “máquinas” (5,5%).

O INE informou ainda a diminuição dos preços na categoria de “Combustíveis”, com uma queda de 1,0%, devido à descida da única subcategoria, denominada “Combustíveis”, que registou uma redução de 1,0%.

Em termos homólogos, comparado com o mês de Agosto de 2023, os preços dos produtos importados aumentaram 2,4%. Os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 2,5% e 2,3%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os resultados avançados pelo INE indicam que, no mês de Agosto de 2024, o índice de preços das exportações situou-se em 145,8, correspondendo a um acréscimo de 8,3% em comparação com o mês anterior. O índice subjacente nas exportações registou um acréscimo de 11,0%, enquanto o volátil diminuiu 0,3%, em relação ao mês de Julho.

Em termos homólogos, a taxa de variação do índice de preços das exportações fixou-se em 25,9%. Comparado ao mês de Agosto de 2023, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 33,3% e 5,3%, respectivamente.

O INE revelou ainda que, no mês de Agosto de 2024, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 103,4, registando-se um aumento de 7,1% em comparação com o mês anterior. Em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em 22,9%.

Autoria:Edisângela Tavares,25 set 2024 10:55

Editado porSara Almeida  em  16 out 2024 10:20