De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, a participação da CCS insere-se no âmbito do projecto "Bringing the local private sector into the municipal deal room for SDGs localization", financiado pelo Fundo das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A delegação cabo-verdiana é liderada pelo presidente do conselho directivo da CCS, Marcos Rodrigues, que intervirá no painel "O papel das câmaras de omércio e das coalizões empresariais no desenvolvimento local", agendado para o dia 3 de Abril.
Sob o tema central "Transição justa, financiamento para o desenvolvimento e soluções territoriais", o fórum deste ano estrutura-se em três eixos, nomeadamente, a tripla transição (verde, digital e demográfica), o trabalho digno e a justiça social, coligações territoriais e globais para financiar o desenvolvimento económico local sustentável, e economias locais inclusivas, promovendo coesão e equilíbrio territorial.
O evento reúne representantes de governos nacionais, regionais e locais, organismos das Nações Unidas, organizações da sociedade civil, profissionais de diversas áreas, instituições académicas, representantes do setor privado e meios de comunicação social.
De acordo com a mesma fonte, entre os temas abordados estão a justiça social, capacitação para o emprego, gestão pública, parcerias público-privadas, economia social e solidária e alianças multiníveis.
O fórum destaca-se como uma plataforma global de partilha de conhecimentos, aprendizagem e cocriação de políticas de desenvolvimento económico local. O seu principal objetivo é impulsionar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Cabo Verde acolheu a quarta edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local em 2017, com a CCS a integrar a comissão organizadora.