Marcos Rodrigues promete novo modelo de parceria com o Governo

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,6 dez 2025 17:30

Presidente da CCS foi reeleito com a totalidade dos 23 votos
Presidente da CCS foi reeleito com a totalidade dos 23 votos

O reeleito presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) também quer reforçar o papel das câmaras de comércio na modernização e no desenvolvimento económico do País

O reeleito presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Marcos Rodrigues, comprometeu-se esta sexta-feira a implementar um novo modelo de parceria que aproxime mais a agremiação do Governo e de organizações nacionais e internacionais.

Em declarações à imprensa, após a reeleição, Marcos Rodrigues disse que a CCS pretende ver o executivo mais engajado na aproximação ao sector privado, reconhecendo “definitivamente” a relevância destas instituições na reforma do sistema económico cabo-verdiano.

O dirigente defendeu que as câmaras de comércio são hoje entidades com responsabilidade acrescida e cuja intervenção estratégica deve ser melhor integrada nas políticas públicas.

No balanço do mandato anterior, Marcos Rodrigues evidenciou o percurso de quatro anos marcado por “grande” exigência, durante o qual a CCS fortaleceu relações com sindicatos, participou activamente no debate sobre o aumento do salário mínimo e promoveu uma reflexão profunda sobre a importância de salários dignos para o desenvolvimento económico.

Para o presidente reeleito, pagar melhores salários contribui para a competitividade das empresas e para um ambiente laboral mais estável, motivo pelo qual a instituição pretende continuar a manter boas relações com as organizações sindicais.

Entre as preocupações estratégicas, a mesma fonte identificou igualmente o impacto do investimento estrangeiro na microeconomia cabo-verdiana.

Embora considere fundamental atrair capital externo para grandes projectos, alerta para a crescente presença de investidores estrangeiros em segmentos de pequena escala, tradicionalmente ocupados por nacionais.

Para o líder reeleito, este será um debate prioritário após o acto eleitoral, para garantir melhores condições competitivas aos empresários cabo-verdianos.

Marcos Rodrigues concorreu à própria sucessão na liderança da Câmara de Comércio de Sotavento como o único candidato.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,6 dez 2025 17:30

Editado porJorge Montezinho  em  7 dez 2025 6:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.