Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 802

PorAntónio Monteiro,12 abr 2017 18:27

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a visita oficial do Presidente da República de Portugal: Marcelo Rebelo de Sousa no “Padoce di céu azul”. Primeira visita oficial do Presidente da República de Portugal a Cabo Verde trouxe na bagagem o estreitar das relações entre os dois países. Diplomacia e afectos, mobilidade e investimento, cooperação e desenvolvimento, vínculos presentes e futuros, temas que foram recorrentes nas intervenções do Chefe de Estado português durante a estadia que o levou às ilhas de Santiago, Fogo e São Vicente.

 

Também neste número, Turismo em São Nicolau: Recados da ilha esquecida. São Nicolau é a ilha das ilhas, ao reunir em si um pouco de todo o arquipélago. Nem isso lhe tem valido. Os anos passam e continua à espera que se lembrem dela e que o mundo descubra um potencial turístico que ultrapassa o óbvio.

A entrevista com Odair Barros-Varela, Especialista em Assuntos Africanos, é outro dos destaques: O modelo económico vigente é muito pouco inclusivo e dificilmente a agenda 2030 será exequível. Odair Barros-Varela, Director do Mestrado em Integração Regional Africana (MIRA) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), falou com o Expresso das Ilhas tendo como ponto de partida o momento africano actual, ou o ponto de viragem, como referia o relatório da Fundação Mo Ibrahim, publicado na última semana. O crescimento económico e a educação, a democracia e o seu retrocesso, o terrorismo e a Agenda 2030, e onde é que Cabo Verde se insere em todas estas problemáticas são os temas abordados.

Também nesta edição, Florentino Pereira, ministro de Estado da Energia e Indústria da Guiné-Bissau: Não basta ganhar eleições para governar. Florentino Mendes Pereira foi portador, na semana passada, de uma mensagem do presidente guineense ao seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca. Embora se tenha escusado a revelar o teor da missiva, o ministro deixa entender que se relaciona com a crise política que se vive o país desde 2014. Nesta entrevista, o também Secretário-geral do PRS, a principal força política que suporta o governo em exercício, traz a sua versão dos factos que conduziram ao impasse político actual sem que os sucessivos governos consigam fazer aprovar na Assembleia Nacional Popular guineense os seus programas de governo.     

 

Isenção de vistos para cidadãos europeus: Câmara de turismo aplaude medida do governo. A Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV), através do seu vice-presidente, considerou “muito positiva” a medida anunciada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de que o país está em vias de tornar possível a isenção de vistos para os cidadãos da União Europeia, a partir do mês de Maio.

Na cultura, AME 2017: Música…e negócios na Cidade. O chamariz e foco das atenções é a festa, a música que invade a Cidade da Praia e convida a bons momentos. Mas é o próprio ministro da Cultura que o diz: “O novo governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, concebeu a edição 2017 no sentido de reforçar a vertente empresarial do AME”. É com isto em vista que dezenas de delegados internacionais, entre eles produtores, programadores e curadores de festivais, agentes de booking, DJ’s, representantes de editoras e 35 jornalistas de três continentes cumpriram o ritual de Abril e, à semelhança dos anos anteriores, assentam arraiais na cidade capital de Cabo Verde.

No interior, a opinião de Pedro Ribeiro, Nível de fiscalidade de Cabo Verde: qual o impacto no crescimento económico; e de Adriana Carvalho, Há 84 anos, um Colégio-Liceu na Praia.

 

 

 

 

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,12 abr 2017 18:27

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 abr 2017 9:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.