Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 804

PorAntónio Monteiro,26 abr 2017 1:31

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com o primeiro ano do parlamento, e traz os balanços do Presidente da Assembleia Nacional, dos líderes parlamentares do MpD e PAICV, Rui Figueiredo Soares e Janira Hopffer Almada, e do presidente da UCID e deputado António Monteiro.

Também neste número, Adolescentes e sexo: Entre a inocência roubada e a pressa de viver. Em Fevereiro passado era notícia o caso de uma criança de 13 anos, na ilha do Fogo, abusada sexualmente e engravidada. O ICCA tinha denunciado a situação ao Ministério Público em Janeiro e seguia o caso de perto ao mesmo tempo que se desenrolava o processo judicial. Ana, chamemos-lhe assim, faleceu no passado dia 20. Crime ou suicídio, ainda está por apurar. O certo é que o da adolescente é apenas um entre os vários casos de violência que afectam jovens meninas na ilha do Fogo. Abuso sexual, gravidez precoce, prostituição dissimulada, slut shaming e aborto clandestino são facetas de uma crise social profunda que ameaça os sonhos de uma geração. Uma realidade – em maior ou menor escala - comum ao resto do país e que demanda por intervenção urgente, em várias frentes.

A integração Africana, é outro dos destaques: Apelos à ratificação de instrumentos jurídicos marcam sessão solene de parlamentares africanos. Reunidos pela primeira vez numa magna Assembleia, os presidentes dos Parlamentos de Cabo Verde, da CEDEAO e Pan-Africano, defenderam, esta terça-feira, novos passos por forma a se avançar no processo da integração africana. Para tal, foram indicados instrumentos e opções, como a ratificação de tratados, mais engajamento e maior interconexão entre os países. Cabo Verde, pequeno país, mas “grande nação” democrática, foi o ponto central dos discursos, nos quais se salientaram igualmente os principais desafios que o Continente enfrenta.

Empresa espanhola coloca Cabo Verde no mapa da produção de acessórios de pesca. Abriu portas há um ano e já é uma referência na indústria nacional. De capital espanhol, A Poutada é uma empresa exportadora, de dimensão internacional, que quer tirar partido da posição geoestratégica das ilhas.

I Semana do Sector Privado: Empresários e governo empenhados em melhorar ambiente de negócios. Sorrisos, apertos de mão e dois protocolos público/privado assinados: um de delegação de competências e outro de cooperação para a melhoria do ambiente de negócios, é este o resumo da reunião do Conselho Nacional do Desenvolvimento Empresarial que juntou à mesma mesa, esta segunda-feira, membros do governo e homens de negócios.

Também nesta edição, o 110º aniversário de Baltazar Lopes da Silva: Um Homem para além do seu Tempo. A entrevista a Leão Lopes, o autor do itinerário biográfico de Baltasar Lopes até 1940, Baltasar Lopes – Um homem arquipélago na linha de todas as batalhas, o primeiro do tipo em Cabo Verde e, enquanto tese académica, fora dos cânones. Esta é uma obra de fôlego que retracta ao pormenor o homem complexo que foi Nhô Báltas.

No interior, a opinião de José Almada Dias, Projectar o Maio para o futuro.

Autoria:António Monteiro,26 abr 2017 1:31

Editado porAndré Amaral  em  28 abr 2017 6:46