Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 807

PorAntónio Monteiro,17 mai 2017 8:23

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Óscar Santos, presidente da câmara municipal da Praia: Praia é a cidade mais cosmopolita de Cabo Verde. Óscar Santos só encontra superlativos para falar da Praia que está a festejar os 159 anos da sua elevação a cidade e o Dia do Município. Nas palavras do autarca, Praia está neste momento num ponto de inflexão. “Se até agora estava a crescer num ritmo mais ou menos lento, nos próximos dois ou três anos a Praia vai dar um salto enorme”, anuncia.

 

Também neste número, a reportagem: Jovens activistas na Guiné-Bissau – Geração que exige no país que tarda. Território costeiro, situado na África Ocidental e com uma superfície de pouco mais de 36 mil quilómetros quadrados, a Guiné-Bissau tem tudo para dar certo. Recursos naturais, população jovem, tradições culturais e criatividade reconhecidas. O que tem faltado? Aparentemente, lideranças à altura. Nas ruas de Bissau, encontrámos [novas] vozes que nos falam de um país possível.

A falta cidadania fiscal em Cabo Verde, é outro dos destaques. A inscrição no regime excepcional de regularização de dívidas termina no final deste mês. Os contribuintes em falta poderão pagar os impostos devidos a prestações com a possibilidade de isenção de juros e coimas, entre outras vantagens. As dívidas abrangidas são as referentes aos impostos directos (IRPS, IRPC, incluindo retenção na fonte) e indirectos (IVA, Imposto de Selo) cujo prazo legal de pagamento tenha terminado a 31 de Outubro de 2016. Para perceber melhor o funcionamento deste mecanismo, o Expresso das Ilhas entrevistou Liza Vaz, Directora Nacional de Receitas do Estado.

Ainda o Open Government Partnership: Governação aberta deve servir os cidadãos e não servir-se dos cidadãos. Cabo Verde aderiu, em 2015, à Open Government Partnership. Agora é tempo de formalizar essa adesão e hoje os representantes desta parceria encontram-se com o Primeiro-ministro. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Joe Powell, da Open Government Partnership explica o que é esta organização que luta pela transparência na governação.

Ataque informático global: Cabo Verde também foi atingido. Ataque de piratas informáticos causou problemas a uma escala global. A origem do ataque está por esclarecer, mas milhões de pessoas foram obrigadas a pagar resgates para poderem recuperar os seus computadores. Cabo Verde não foi excepção.

No interior, a opinião de Victor Fidalgo, que continua a analisar a problemática da supressão de vistos de entrada em Cabo Verde; a Esquina do Tempo, de Manuel Brito-Semedo, Rodiá currintim na ded; e a nova coluna Debaixo da Nossa Pele, de Joaquim Arena, com o texto Dona Vi.

 

 

 

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,17 mai 2017 8:23

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 mai 2017 8:03

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.