Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 809

PorAntónio Monteiro,31 mai 2017 2:13

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com os transportes aéreos. Enquanto ainda se discutem os prejuízos da TACV, as Canárias preparam-se para criar um hub aéreo, antecipando-se assim a Cabo Verde. O arquipélago espanhol está, há um ano, a trabalhar para transformar os seus dois principais aeroportos, para aproveitar as vantagens do seu posicionamento geoestratégico no Atlântico médio.

 

Também neste número: A repressão de 1977 em São Vicente – Estado continua sem assumir as responsabilidades. Prisões, torturas, mortes. Há 40 anos São Vicente sentiu a mão pesada do Partido Único, mas as origens da violência brutal que sacudiu a ilha estavam a 5.425 quilómetros, em Angola, onde o levantamento popular de Maio de 77 fez soar os alarmes junto dos dirigentes do PAIGC.

Ser criança em Cabo Verde. O que os números dizem? é outro dos destaques. Cabo Verde regista entre a sua população actual de 518.467 habitantes (Anuário Estatístico de 2015, INE) 175.078 crianças dos 0 aos 17 anos de idade. Por ocasião do Dia Internacional da Criança, que se assinala amanhã, os dados compilados pelo Instituto Nacional de Estatísticas desvendam os ganhos das políticas públicas em algumas áreas – com relevo para a cobertura do sistema educativo e os números baixos da mortalidade infantil, por exemplo - mas deixam também perceber desafios que persistem, sendo o abuso sexual de menores o mais alarmante deles.

Ainda a economia: São Vicente não está parado. Marco Bento desafia o discurso comum que fala de crise na ilha de Monte Cara. Para o empresário, é chegada a hora de desmistificar essa mensagem. Para o provar, iniciou e está para iniciar uma série de investimentos que vão ao encontro do cosmopolitismo do Mindelo.

Corte de regalias: Governo acaba com 13º mês para dirigentes públicos. O Governo fez publicar, no Boletim Oficial desta segunda-feira, as alterações referentes à atribuição de subsídios e gratificações na esfera da Administração Pública Indirecta, isto é,  o sector empresarial do Estado. Entre as mexidas efectuadas, destaca-se a eliminação do “13º mês” para os titulares dos órgãos máximos de gestão das instituições públicas.

Cabo Verde já tem a primeira casa inteligente. Pelas mãos de dois estudantes de Informática e Gestão, Belito Xavier e Abdulay Fonseca, recorrendo a microprocessadores, a primeira Casa Inteligente torna-se numa realidade em Cabo Verde. Trata-se do Bloco E, infra-estrutura da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, na cidade da Praia, campus do Palmarejo Grande.

Na cultura, Vasco Martins e os músicos, este mês o convidado é António Eustáquio, guitarrista e compositor português. Um pedagogo, um fazedor de importantes incursões da música na sociedade. Através do dueto ‘António Euscáquio e Carlos Barretto’ o maestro cabo-verdiano começou a interessar-se pela sua música e a sua intensidade como guitarrista de um instrumento (a guitarra portuguesa) que teve o seu papel na morna (e continua a ter, mas hoje de forma subtil). Um instrumento complexo, único no mundo, uma invenção notável com origens e evolução verdadeiramente ‘crossover’. 

No interior, a opinião de Brito-Semedo, “Sobrevivente – um romance de personagens vivas”.

 

 

 

 

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,31 mai 2017 2:13

Editado porAndré Amaral  em  1 jun 2017 11:40

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.