Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 814

PorAntónio Monteiro,4 jul 2017 3:14

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Paula Carioca Directora-Geral da UNITEL T+: O mercado das telecomunicações não tem igualdade nem transparência. Em Cabo Verde há dez anos, no seguimento da liberalização do mercado das telecomunicações, a UNITEL T+ quer dar passos mais ambiciosos, quer crescer a oferta de serviços para o mercado cabo-verdiano, mas diz-se coarctada pela CVT, que gere as infra-estruturas, diz, tendo sempre em vista os seus interesses retalhistas. Para Paula Carioca, Directora-Geral da empresa detida em 100 por cento pela empresária angolana Isabel dos Santos, este é o momento de viragem que não pode continuar a ser adiado. Mudar o modelo de concessão, considera, é fundamental para o crescimento económico do país.

Também neste número, o perfil de Bernardino Delgado, o novo presidente do Conselho Superior de Magistratura Judicial. Tem um currículo preenchido por experiências profissionais no domínio da administração pública, assessoria jurídica e docência. Mas é no sector da justiça que viu a sua carreira consolidar-se a partir de 2002.

Manifestação contra o centralismo, é outro dos destaques: Sokols 2017 exige “Cabo Verde mais harmonioso”. Contestar aquilo que definem como políticas de centralização de poderes e investimentos em Santiago. É nesta ideia que os organizadores de uma manifestação agendada para 5 de Julho, em São Vicente, resumem o protesto popular que nasceu nas redes sociais, mas cedo ganhou visibilidade nacional.

Comunidade LGBT Cabo Verde: Casamento gay entra na agenda política. Depois de sete anos de luta pela visibilidade da comunidade e pela não discriminação das pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros) a Associação LGBT de Cabo Verde aproveitou as comemorações no âmbito do Dia do Orgulho Gay e marcou posição: querem o direito à união de facto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reconhecidos na lei. A JpD e a JPAI reúnem-se nos próximos tempos com a Associação. Será chegada a hora do debate que faltava?

António Lopes da Silva - Vereador da Segurança Urbana, Ambiente e Saneamento da CMP: Praia preparada para as chuvas. As previsões pluviométricas para 2017 indicam chuvas dentro ou acima da média para Cabo Verde. Boas notícias para a agricultura, muita precaução no que toca à ocorrência de eventualidade causadas pelas chuvas, particularmente nas cidades. Na cidade da Praia, onde se tem vindo a concentrar, de forma acelerada, quase um terço da população nacional e onde a ocupação informal, nomeadamente nas chamadas zonas de risco, é uma constante, os desafios são grandes. Para lhes dar resposta, a Câmara Municipal da Praia elaborou já o Plano Operacional de Emergência – “Época Pluviométrica 2017” (POEP’17), que o vereador António Lopes da Silva apresenta e explica. Entretanto, estão já em curso diversas medidas preventivas, para minimizar os efeitos de qualquer eventualidade. Com as chuvas vem também a promessa de um Cabo Verde mais verde. Pretexto pra abordar aqui, os projectos da autarquia no sentido de ter uma Praia mais segura, aprazível e inclusiva para os seus munícipes, mas também os maiores desafios enfrentados.

Economia: Zona Económica Exclusiva é o futuro para São Vicente. O Governo garante que encontrou a solução para o desenvolvimento económico integrado de São Vicente e consequente criação de emprego. A fórmula? O projecto da Zona Económica Especial (ZEE) na ilha. Contudo, o estudo de viabilidade ainda não foi feito.

No interior, a opinião de José Almada Dias, Um percurso ímpar.

Autoria:António Monteiro,4 jul 2017 3:14

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00