Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 815

PorAntónio Monteiro,12 jul 2017 2:22

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a David Gomes, Presidente do Conselho de Administração da ANAC: Enfrentámos um dos monopólios mais bem montado do mundo. Depois de uma década à frente da ANAC, e com uma vasta experiência prévia na área da regulação e das tecnologias (foi Director Geral das Comunicações, Membro da Comissão Instaladora da Agência Multissectorial de Regulação, Administrador da Agência Multissectorial de Regulação (sectores: água, energia, transportes públicos de passageiros, comunicações, Presidente Interino e Administrador do Instituto das Comunicações e Tecnologias de Informação e Presidente do Conselho de Administração, interino da Agência Nacional das Comunicações ANAC), David Gomes, engenheiro de telecomunicações, faz um balanço da sua passagem pela entidade reguladora e fala dos desafios que o sector tem ainda de enfrentar.

Também neste número, Cabo Verde e União Europeia reforçam e alargam parceria especial. Cabo Verde e a União Europeia vão alargar a sua parceria especial nas áreas do investimento, crescimento económico e emprego; gestão dos oceanos e economia marítima e reformas institucionais. Estes novos pilares, propostos por Cabo Verde, foram aprovados na segunda-feira na Reunião Ministerial que decorreu em Bruxelas.

A reportagem: Anjos da Noite cuidam dos invisíveis, é outro dos destaques. Os super-heróis não existem. Há é gente humana capaz de pequenos (grandes) gestos que fazem a diferença. E há histórias de vida, “travessia”. Histórias com momentos maus onde uma reacção mais amiga resgata a dignidade devida. No projecto Anjos da Noite, da Câmara Municipal da Praia, há um pouco de tudo isso. Trata-se de uma iniciativa que presta apoio alimentar, psicossocial e outros, aos sem-abrigo da Praia. Ainda em fase-piloto, este é um projecto que cuida dos desabrigados, ajudando, olhos nos olhos, os invisíveis da cidade.

Também a reacção das associações pró direitos LGBTI: “Postagem do deputado incita ao preconceito e à homofobia. Associações de defesa aos direitos e liberdades das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e Intersexuais consideram grave e inadequada a forma como o deputado e secretário-geral do MpD, Miguel Monteiro, manifestou através do seu perfil do Facebook a sua oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Na sequência da reportagem publicada na edição anterior do Expresso das Ilhas (nº814) sobre a entrada do casamento homossexual na agenda política do país (com o posicionamento público da Associação LGBT de Cabo Verde e das jotas dos partidos) desencadeou-se um intenso debate que já extravasou o âmbito daquela rede social. O primeiro-ministro já veio a público reagir à polémica.

Carlos Santos: O Estado continua a ser o maior grupo económico e ideológico da comunicação social em Cabo Verde. O lançamento do livro “O Megafone do Poder”, esta quarta-feira, deu o mote à entrevista em que o autor aborda os problemas e os grandes desafios que se colocam à comunicação social em Cabo Verde. O ainda Gestor-Único da Inforpress explica ainda as razões que o levaram a deixar o cargo que exerceu durante um ano.

Na cultura, o Festival Literatura-Mundo Sal 2017: Diálogos, monólogos e epílogo de um encontro de afectos. Poesia e música, vozes, identidade, língua, polifonia, contemporaneidade, tradução. Com a literatura-mundo como ponto de partida, de tudo isso e muito mais se falou nesta 1ª edição do festival que, de 06 a 09 de Julho, veio colocar a ilha do Sal como centro da literatura cabo-verdiana e bem posicionada como plataforma de debates sobre a literatura-mundo. Nos bastidores do encontro uma narrativa paralela, de afectos entre múltiplas línguas, culturas e identidades.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, O que salvará a democracia?; de Manuel Brito-Semedo, Liceu Nacional, de Centro Educativo a Universidade; e de Adriana Carvalho, Génese do liceu da Praia: factos e argumentos.

Autoria:António Monteiro,12 jul 2017 2:22

Editado porAntónio Monteiro  em  12 jul 2017 10:58