Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 824

PorAntónio Monteiro,13 set 2017 2:29

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista à Ministra da Educação, Maritza Rosabal: "Queremos tornar a escola pública a melhor das escolas.  Uma escola que todas as crianças possam frequentar". A 18 de Setembro iniciam as aulas no ensino básico e secundário. O novo ano lectivo traz muitas novidades, com a introdução de várias medidas anunciadas no programa do Governo para a legislatura. A Ministra da Educação, Maritza Rosabal, respondeu ao Expresso das Ilhas sobre estas inovações mas também sobre velhas questões que persistem.

 

Também neste número, Geração smartphone: Solitariamente conectados. Vivem agarrados ao Smartphone, que parece ter-se tornado uma extensão do seu corpo. A omnipresença desse aparelho, no qual pulsam continuamente as redes sociais está a moldar os jovens, as suas relações com os outros, consigo mesmos e com o mundo. É toda uma geração forjada em megabytes e “likes”, num fenómeno que é mundial e ao qual Cabo Verde não parece escapar. Faltam dados concretos e estudos aprofundados a nível nacional, mas basta lidar com os jovens para perceber que o impacto da Vida vivida online, está já a fazer-se sentir em várias esferas. E merece um olhar mais atento. 

A sondagem encomendada pela Presidência da República, é outro dos destaques: Jorge Carlos Fonseca é independente, considera a maioria dos cabo-verdianos. O Expresso das Ilhas teve acesso ao estudo de opinião, pedido pelo Palácio do Plateau, e que versa sobre três temas: a vida dos cabo-verdianos, o ambiente político e o Presidente da República. Segundo o documento, Ulisses Correia e Silva e Jorge Carlos Fonseca são as personalidades políticas com maior notoriedade e a maioria dos entrevistados está confiante que o próximo ano vai ser melhor. Contactada pelo Expresso das Ilhas, fonte da presidência explicou que esta sondagem foi solicitada para que o Chefe de Estado possa exercer a sua magistratura de influência tendo por base a realidade cabo-verdiana.

Governo quer mais dívida pública negociada na Bolsa de Valores. Fazer de Cabo Verde uma praça financeira internacional é um objectivo que tem sido repetido ao longo dos anos, independentemente do executivo que governa o país, mas esta semana foram dados alguns passos para desenvolver o mercado secundário, ou bolsista, principalmente para o abrir à compra e venda de títulos de dívida pública, um negócio hoje ainda residual, uma vez que estes títulos são comprados, na sua maioria, no mercado primário.

Xadrez: António Monteiro primeiro campeão nacional absoluto. Ao vencer Luís Barros na última partida do primeiro campeonato nacional individual absoluto, realizado de 8 a 11 de Setembro na ilha do Sal, António Monteiro, jogador da Pinéu Chess, conquistou o título. Monteiro terminou invicto com 4,5 pontos, tendo cedido apenas um empate a Sidney Spínola (ODERF) que ficou no 2º lugar.

No interior, a opinião de José Almada Dias, A ilha de Chiquinho no futuro (II); e de César Monteiro, A riqueza de uma Nação diasporizada.

 

 

 

 

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,13 set 2017 2:29

Editado porAntónio Monteiro  em  13 set 2017 3:37

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.