Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 829

PorAntónio Monteiro,18 out 2017 2:48

1

Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Janine Lélis, ministra da Justiça e Trabalho. A poucos dias do Debate sobre o Estado da Justiça, a ministra da tutela não usa eufemismos: A justiça que temos em Cabo Verde não satisfaz. Assumindo que quem tem de responder pelas políticas de Justiça é o seu Ministério, Janine Lélis fala das fragilidades do sistema e da necessidade de uma revisão constitucional e diferentes alterações ao quadro legal vigente. Analisando números e as estatísticas apresentadas nos relatórios dos Conselhos Superiores, a ministra demonstra ainda que o principal problema da justiça não é a falta de meios, chamando à responsabilidade todas as peças do sistema, e apelando a uma efectiva e competente Inspecção Judicial. Apesar dos problemas, a ministra acredita que há, hoje, uma nova “atitude” e um empenho que vão permitir uma maior eficácia e aumento da qualidade da Justiça.

Destaque também para a conversa com o presidente da UCID, António Monteiro, que não está satisfeito com o desempenho do governo. Perspetivando o novo ano político que ora se inicia, o presidente UCID, António Monteiro, afirma que o seu partido vai estar atento à acção do governo e às dificuldades que as famílias, as empresas, as instituições e os cidadãos estão a viver.

Também nesta edição, a reportagem sobre as novas tendências alimentares em Cabo Verde. Os novos tempos e as novas tecnologias aproximam cada vez mais os cabo-verdianos do que acontece em outras paragens. Assim, ganham-se novos hábitos e comportamentos em todos os domínios e a alimentação não foge à regra. Embora para o grosso da população cabo-verdiana o regime alimentar nacional siga um padrão comum, nos centros urbanos, sobretudo junto à população jovem, é possível encontrar adeptos de novas dietas alimentares e de práticas ditas milenares que se recuperam em nome do bem-estar e também de exigências estéticas.

Realce ainda para o encontro realizado esta segunda-feira, em São Vicente entre armadores e o governo que se sentaram, esta segunda-feira, à mesa de negociações para procurarem encontrar uma solução para o problema dos transportes marítimos inter-ilhas. Armadores estão reticentes com a proposta do governo mas abertos a uma possível participação dos Estado num possível consórcio nacional. Problemas financeiros dos armadores cabo-verdianos são conhecidos mas estes esperam convencer o governo que “a solução para o país está nos armadores nacionais e não num armador estrangeiro”.

Ainda nesta edição, não perca a entrevista com Orlando Dias. Orlando Dias perfila-se como um dos disponíveis para assumir o cargo de presidente da Comissão da CEDEAO, a partir do início do próximo ano, caso venha ser escolhido, como espera, pelo Governo de Cabo Verde e confirmado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. Aliás, não é novidade, se considerarmos que Dias desde que foi eleito, em Fevereiro deste ano, vice-presidente do Parlamento da CEDEAO, vinha trabalhando na sua corrida à CEDEAO. Facto que, segundo o próprio, foi comunicado às autoridades nacionais há mais de seis meses. Em entrevista a este semanário, Orlando Dias fala das motivações que estiveram na origem do anúncio desta disponibilidade, da sua visão política e económica para CEDEAO, bem como da sua base apoio, quer no país, quer junto dos governos e de chefes de Estado da Comunidade.

Hoje comemora-se mais um dia nacional da cultura e o Expresso das Ilhas não podia ficar alheio. Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, que se assinala a 18 de Outubro, e ao 150.º aniversário de Eugénio Tavares, o jornal Expresso das Ilhas fez o lançamento do livro Esquina do Tempo – Crónicas do Expresso das Ilhas, da autoria de Manuel Brito-Semedo.

No interior a opinião de Corsino Tolentino e quer que se dê “Mais voz às ilhas”. A carta aberta de Benfeito Mosso Ramos ao Procurador-Geral da República por causa da polémica à volta das declarações recentes de Amadeu Oliveira. Alberto Carvalho com “Recordação, Lembrança e Apresentação de Eugénio Tavares”

Autoria:António Monteiro,18 out 2017 2:48

Editado porAndré Amaral  em  18 out 2017 9:12