Hoje é dia de Expresso das Ilhas. Destaques da Edição 830

PorAntónio Monteiro,25 out 2017 17:25

 

Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Crescer a uma média de 7% obriga a reformas que estão já a ser implementadas, defende Ulisses Correia e Silva que garante estar com “expectativas positivas no sentido de melhorarmos o ambiente de negócios para atrairmos mais investimento directo estrangeiro” para Cabo Verde. O Primeiro-ministro garante também, nesta entrevista, que as reformas levadas a cabo na TACV vão dar à empresa novos rumos e novos céus. Quanto a possíveis alterações na estrutura governamental, o Primeiro-ministro recusa-se a trazer o tema para a praça pública e garante que mantém a confiança na sua equipa.

 

Destaque também para a reportagem sobre a edição deste ano da Expomar em São Vicente. Desde 2016 que São Vicente já não é a sede do cluster. Com o Governo do MpD, Mindelo tornou-se o “epicentro da economia marítima”. Para lá dos nomes que chamamos às coisas, muitas ideias mantém-se, com a actual tutela a prometer aproveitar o potencial da ilha e a sua ligação histórica ao mar. Onde é que já ouvimos isto? Cansados de promessas, os operadores querem mesmo é resultados. Num país arquipelágico, parece que teimamos em virar as costas ao oceano. Uma reportagem em jeito de radiografia.

 

Também nesta edição, os dois eventos literários que prometem marcar a actualidade cultural. O primeiro é o encontro de escritores lusófonos promovido pela UCCLA. O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, disse que este encontro poderá chamar a atenção para a necessidade de se usar mais a língua portuguesa e para a importância que esta tem no desenvolvimento cultural e da capital. O segundo é o Festival Morabeza. A Cidade da Praia será palco de 30 de Outubro a 5 de Novembro, da primeira edição da Morabeza – Festa do Livro. Trata-se de um evento literário que reúne 40 escritores de vários países de África, Ásia e Europa.

Ainda em destaque na Cultura está a Conferência Internacional sobre Património Subaquático. Há 100 anos a Iª Guerra Mundial chegava a Cabo Verde e a 2 de Novembro de 1917, a Alemanha desencadeava uma ofensiva contra dois navios brasileiros no Porto Grande, em São Vicente, transformando Cabo Verde em palco da 1ª Grande Guerra.

 

Realce ainda para o Orçamento do Estado para 2018. Na passada sexta-feira Olavo Correia apresentou o documento que vai orientar as contas públicas no próximo ano. Na apresentação Olavo Correia explicou que 20% dos mais de 61 milhões de contos do Orçamento vão para a Educação. Segundo o ministro, a necessidade de Cabo Verde ter uma educação de excelência obriga a este avultado investimento por parte do Estado.

 

Ainda nesta edição, não perca o debate do Estado da Justiça que se realizou no Parlamento. A situação do sector tem leituras diferentes de cada um dos intervenientes políticos nacionais. No entanto, num ponto todos estão de acordo: “Não é esta a Justiça que o país precisa”.

A Constituição da República de 1992 comemora 25 anos. Na sessão solene realizada na Assembleia Nacional todos os partidos concordaram com a necessidade de se avançar para uma revisão da Magna Carta. Já o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no discurso que fez para assinalar a efeméride, aconselhou prudência no processo.

Destaque também à entrevista com Isaías Barreto. Depois de quatro anos como Comissário para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação da CEDEAO, facto que lhe proporcionou um profundo conhecimento da realidade da sub-região africana bem como da CEDEAO, Isaías Barreto apresenta-se disponível e preparado para assumir o cargo de presidente da Comissão da CEDEAO. No papel de comissário, conforme disse, granjeou um profundo conhecimento da realidade da sub-região africana bem como da CEDEAO. Isaías Barreto vê a sua chegada à presidência da Comissão como uma oportunidade para promover a integração de Cabo Verde na sub-região, mas também contribuir para a consolidação da própria comunidade. Nesta entrevista revela os seus projectos e objectivos preconizados para a CEDEAO, bem como as motivações que o levam a se manifestar disponível para o cargo.

No interior a opinião de Eurídice Monteiro com “Glocalidades”; César Monteiro com “Relações de Confiança” e de Adriana Carvalho que assinala o centenário do Liceu do Mindelo.

 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,25 out 2017 17:25

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 out 2017 13:33

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.