Edição 834 – 22 de Novembro

PorJorge Montezinho,21 nov 2017 23:21

Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Ministro das Finanças Olavo Correia: Continuar política económica do PAICV era “estratégia suicida”. Antes de o Orçamento do Estado ser apresentado e votado na Assembleia Nacional o ministro das Finanças, Olavo Correia, diz nesta entrevista que o governo confia que este é um “Orçamento para resolver alguns dos problemas estruturais com que o país se confronta neste momento” e que quer um sector privado cada vez mais forte e menos dependente do Estado. Ainda assim, avisa, é preciso encontrar “os incentivos correctos para empoderar o sector privado cabo-verdiano”.

 

Também neste número, Comunicação Social: Está aí alguém? Sector fundamental para a democracia mas que poucos parecem compreender. Problemas antigos, promessas renovadas a cada novo ciclo político. Crise tornou evidente a necessidade de público e privados encontrarem um modelo de convivência em que o primeiro não esmaga o segundo.

 

II Compacto do MCA no Sal, é outro dos destaques: Cadastro pronto, falta levantar as certidões. Dois anos e meio depois de ter sido lançado no terreno e a uma semana do fim oficial do II Compacto do MCA, quatro ilhas estão praticamente totalmente cadastradas (há questões de pormenor a resolver em São Vicente e na Boa Vista). Cadastro feito, cabe agora às pessoas levantarem as respectivas certidões. A operação é gratuita, para já.

 

Teresa Almeida, designer de interacção: Cosendo circuitos que quebram tabus. Há vários anos que Teresa Almeida é investigadora e designer na área dos e-textiles (têxteis electrónicos). Ao longo dos mesmos, os seus projectos foram juntando a questão técnica a outros tópicos sociais, essencialmente ligados ao empoderamento feminino. De visita a Cabo Verde, a designer realizou um workshop sobre e-textiles, na Uni-CV, e apresentou a plataforma Bitness no Women Summit “Liderança Feminina”, um evento Womenise.it.

 

Governo prepara subida de direitos de importação. Com a aprovação do Orçamento do estado para 2018 o governo vai avançar com a alteração dos direitos de importação de lacticínios e seus derivados, assim como de sumos naturais. Uma decisão baseada, segundo o governo, na auscultação dos operadores económicos.

 

Na cultura, “A Matriarca”, um romance a pensar nas novas gerações. Quase quinze anos depois de “ A Candidata” (2003) Vera Duarte regressa ao romance com uma história sobre as origens do povo cabo-verdiano. A partir da história da jovem Ester, a autora faz o encontro entre o passado e o contemporâneo, com a mestiçagem como elo comum. “A Matriarca – Uma estória de mestiçagens” chegou às livrarias em Outubro e em conversa com o Expresso das Ilhas a escritora apresenta o livro e o seu lugar actual na escrita. 

 

No interior, a opinião de Silvino de Oliveira Lima, Santo Antão: Evidências que se escondem; de Nuno Rebocho, Portugal também se queixa da seca; e esta semana regressa Manuel Brito-Semedo, agora como cronista e marinheiro, com O Falucho das Estórias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Jorge Montezinho,21 nov 2017 23:21

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.