Destaques da edição 907

PorExpresso das Ilhas,17 abr 2019 0:09

Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Dom Ildo Fortes, Bispo do Mindelo: É urgente cuidar e proteger a família.

Na semana da celebração da Páscoa o Bispo de Mindelo teceu algumas considerações sobre a mais importante festividade religiosa da igreja cristã e manifesta a sua preocupação com a crise que atravessa a família cabo-verdiana. “Temos lares que dificilmente se poderá chamar de lar, com dores e sofrimentos morais e psíquicos terríveis. É caso para perguntar que valor ocupa a vida e a integridade da pessoa em determinados ambientes”, questiona Dom Ildo Fortes. Para o prelado a resposta está na fé cristã que tem de ir para além de uma crença ou de um assunto individual, para se tornar compromisso e cumplicidade na família, na relação com os amigos, no trabalho, na política e em todas as relações sociais.

Também neste número, Paulo Santos, PCA do IEFP: “60% dos jovens que beneficiaram do programa [de estágios] do IEFP estão inseridos no mercado de trabalho”. “2019 é o ano em que tivemos a maior dotação orçamental para massificar as políticas activas do emprego”. São políticas que incluem cinco mil bolsas para Formação e cinco mil estágios profissionais comparticipados e que, acredita o PCA do IEFP, terão forte impacto no Emprego. Até porque, argumenta, um levantamento feito pelo próprio instituto mostra que 60% dos jovens que beneficiaram do programa de Estágios do IEFP estão inseridos no mercado de trabalho. Este é um dos pontos abordados nesta conversa com o Expresso das Ilhas, na qual Paulo Santos fala ainda da nova dinâmica de aproximação do IEFP ao sector privado, do enquadramento da oferta formativa, entre outros factores que, diz “convictamente”, vão contribuir para “bons resultados” em termos dos indicadores do Mercado de Trabalho.

As declarações exclusivas de Mário Semedo ao Expresso das Ilhas, onde nega as acusações de suborno. O Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol viu, este fim-de-semana, o seu nome envolvido num alegado esquema de subornos pagos pelo actual presidente da Confederação Africana de Futebol. Antigo secretário-geral do organismo máximo do futebol africano, Amr Fahmy, alega que Semedo terá recebido 20 mil dólares por ordem do actual presidente da CAF. Mário Semedo rejeita estas imputações e diz que Fahmy está “em processo de retaliação”.

Últimos dados do BCV: Dívida pública em 124% do PIB. A economia cabo-verdiana cresceu acima da média subsaariana, inclusive acima das economias emergentes, mas é um desenvolvimento que assenta, essencialmente, no aumento dos impostos cobrados, na administração pública e no consumo interno, segundo o último relatório de Indicadores Económicos e Financeiros do Banco de Cabo Verde. Os investimentos, por exemplo, caíram no final de 2018, depois de uma ligeira recuperação no 2º trimestre do mesmo ano.

Ainda neste número, Tambra. A marca das mulheres do Norte da Boa Vista. “Tambra” é o nome da marca de produtos resultantes de transformação alimentar e de matérias-primas naturais criada por uma cooperativa de mulheres da região Norte da Boa Vista. Presente nesta edição da Atlantic Music Expo (AME), o colectivo revelou as suas aspirações a novos caminhos que passam pela certificação das suas criações.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Notre-Dame de Paris; e de Ondina Ferreira, Palmarejo – uma floresta de betão.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,17 abr 2019 0:09

Editado porDulcina Mendes  em  17 abr 2019 19:49

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.