Já lhe aconteceu de sentir-se tentado a copiar um programa da pasta Programas para um outro computador da mesma forma que copia um simples ficheiro? Caso já tenha tentado fazer isso, certamente terá constatado que nem sempre o programa copiado funciona no computador de destino. Qual a razão disso?
Quando instalamos um programa no Windows, pode parecer que a instalação acontece somente numa única pasta (normalmente a pasta Programas ou Program Files). Por exemplo o Mozilla Firefox é instalado na pasta C:\Program Files (x86)\Mozilla Firefox, contudo dependendo do programa os dados podem ser guardados em vários locais.
Configurações de registo - Vários programas armazenam configurações no registo do Windows. Estas configurações podem ser encontradas em diversas áreas do registo e podem representar mais do que uma entrada no mesmo. Caso estas entradas ou chaves de registo não estiverem presentes o programa pode não funcionar correctamente e apresentar erros ao iniciar.
Outra pasta de Programas – Alguns programas podem instalar outros programas que necessitam para poderem funcionar, e estes tais outros programas podem estar contidos nas suas próprias pastas e podem possuir as suas próprias chaves de registo.
Ficheiros de sistema do Windows – existem programas que podem descarregar ficheiros DLL e outros, na pasta de sistema do Windows e não podem executar caso estes ficheiros não estejam presentes.
Serviços do sistema – são vários os programas que instalam serviços do Windows necessários para a sua execução. Por exemplo, o Google Chrome instala o Google Update Service. Se copiasse os ficheiros do Google Chrome para um outro sistema, não garantiria que o programa estivesse sempre actualizado, esta função teria que ser feita manualmente.
Bloqueio por hardware – alguns programas utilizam DRM (Digital Rights Management) funciona como uma espécie de fechadura digital que interliga o programa a um computador específico no momento da instalação. Impedindo que este possa ser executado num computador diferente.
Pasta de perfil do utilizador – muitos dos programas actuais não guardam as suas configurações na pasta Programas. O que não é armazenado nos registos é armazenado na pasta AppData do perfil do utilizador. Caso for copiado somente o conteúdo da pasta Programas, as configurações do utilizador não estarão presentes.
Em teoria poderia ser possível copiar todo o conteúdo destes locais e refazer o trabalho em outro computador. Contudo, esta tarefa pode ser muito maçadora e exigiria a utilização de algum programa que monitoriza as mudanças que um instalador efectua no sistema (como o ThinApp da VMWare por exemplo). Uma forma mais pratica e acelerada seria a reinstalação do programa utilizando o instalador.
QUANDO É POSSÍVEL COPIAR PROGRAMAS DA PASTA PROGRAMAS?
Existem programas desenhados para serem portáteis. Nada é escrito no registo. Armazenam dados na sua própria pasta e executam através de um ficheiro .EXE sem a necessidade de instalação. Contudo, estes programas não representam uma regra pois o facto de serem desenvolvidos desta forma dependera de quem os tiver projectado.
Alguns jogos são desenvolvidos desta forma para facilitar a migração dos mesmos de um computador para outro. Isto pode dever-se ao facto dos jogos serem programas que requerem espaço de armazenamento, e para salvaguardar largura de banda e velocidade, os desenvolvedores os projectam desta forma.
Alguns programas como os PortableApps são empacotados de forma que estes possam ser transportados e executados facilmente através de um dispositivo USB ou de uma pasta na nuvem. Se você estiver sempre a usar computadores diferentes ou reinstalando o Windows, as PortableApps podem ser a solução ideal.
Existem ainda pacotes como o Ninite que possibilitam a instalação da maioria dos programas mais utilizados e na versão mais actualizada através de um único local.
O recente Windows 8.1 possibilita a sincronização dos aplicativos instalados na Modern UI entre dispositivos utilizando uma conta Microsoft. Contudo, esta funcionalidade está presente somente na versão 8.1 do Windows e não permite a sincronização de aplicações de ambiente de trabalho, somente aplicações instaladas a partir do Windows store.