Não satisfeitos com o que deve ser a maior descoberta científica da década – a chamada “partícula de Deus”, o bosão de Higgs – os cientistas do LHC (Large Hadron Collider) continuam a procura por novas partículas – e agora encontraram uma que parece ser uma forma completamente nova de matéria.
Uma série de experiências no LHC confirmaram que a nova partícula, de nome Z(4430) de facto existe e é a maior prova até agora de uma nova forma de matéria chamada tetraquark. Quarks são partículas subatómicas que, combinadas, formam todas as matérias. Em pares elas formam mesões; em trios, protões e neutrões. Tetraquarks são uma combinação hipotética de quatro dessas pequenas partículas. Mas, ninguém tinha a certeza – até agora – se existia ou não.
O seu aparecimento no LHC muda a história. Pesquisadores do CERN encontraram quase 4000 dessas partículas, ou seja, aqueles que acreditavam que os tetraquarks existiam estão muito animados. No entanto, ainda há muito trabalho a fazer até se chegar à conclusão que a Z(4430) é um tetraquark, com 100 por cento de certeza, e o que isso pode significar.