CIPHER
O cipher é um comando utilizando para encriptar pastas e ficheiros em volumes NTFS do Windows. Mesmo que exista uma interface gráfica disponível para este tipo de encriptação, este comando pode ser útil para controlar a encriptação por intermédio de ficheiros batch e scripts. O cipher contém ainda uma opção que pode ser muito útil para muitos utilizadores:
cipher /W:nomedocaminho
A opção /W pode ser utilizado para remover dados em porções não utilizadas de uma partição, removendo assim de forma eficiente quaisquer dados que podem ter ficado no disco apôs apagar um ficheiro ou pasta. O cipher pode ser apontado para um volume inteiro (ex: C:) ou uma pasta específica. Já é de conhecimento comum que quando se apaga um ficheiro do Windows, este não é automaticamente eliminado do disco rígido, envés disso o Windows marca o espaço anteriormente ocupado pelo ficheiro como disponível de forma que este possa ser sobrescrito por ficheiros novos.
É importante realçar que este aplica-se somente aos discos rígidos comuns e não aos SSDs. Quando se eliminam ficheiros de um SSD, estes são automaticamente eliminados.
Para encontrar outras opções que podem ser utilizados com o cipher, digitar a seguinte sequencia na linha de comandos: cipher /? ou cipher /help.
DRIVERQUERY
O comando driverquery gera uma lista de todos os device drivers do hardware instalado no Windows. Este pode ser muito útil caso quiser gerar um relatório dos drivers instalados no Windows e ainda possibilita salvaguardar estes dados em um ficheiro para consultar futuramente ou para auxiliar na investigação das versões de drivers instalados actualmente se estiver pensando em realizar actualizações.
Caso digitar driverquery na linha de comandos, é-lhe apresentado uma lista dos drivers, contudo com as seguintes opções pode-se realizar outras tarefas:
/S – Esta opção possibilita especificar qual o nome ou endereço IP de um computador remoto investigar os drivers ali instalados.
/FO – Opção utilizada para possibilitar a especificação da forma como a informação é apresentada para que possas salvaguardar os dados apresentados. Após digitar a opção /FO, pode-se adiciona as opções: TABLE para visualização
padrão.
LIST para listar cada driver, um a seguir ao outro, com toda a sua informação.
CSV para apresentar os dados como valores separados por vírgula.
/SI – Esta opção mostra a informação da assinatura digital dos drivers.
Para salvar um relatório, basta direccionar a informação para um ficheiro envés de apresenta-lo no ecrã. Para fazer isso, adicionar-se nomedoficheiro.extensão no final do comando.
Exemplo: driverquery /FO CSV > drivers.csv
Este irá procurar todos os drivers, formatar o resultado separado por vírgula, e de seguida salvar os dados em um ficheiro com o nome drivers.csv. Pode-se de seguida abrir o ficheiro CSV no Notepad ou importa-lo para o Excel ou qualquer outra palmilha de cálculo para melhor visualizar o relatório de todos os drivers instalados.