Viver 99 dias sem Facebook

PorExpresso das Ilhas,28 jul 2014 0:37

99 dias de liberdade’ é uma experiência de uma empresa de publicidade holandesa, a Just, que pretende saber como é que as pessoas se sentem ao estarem 99 dias sem irem ao Facebook.

 

O desafio vem da 99 Days of Freedom, uma ONG holandesa que propõe aos utilizadores da rede social que façam a experiência para perceberem se serão mais felizes assim.

Os 99 dias são consecutivos e o objectivo é perceber o impacto que a rede social (ou a ausência da sua utilização, neste caso) teria na vida dos participantes que forem capazes de levar este desafio até ao fim.

Os interessados são convidados a registarem-se no site da iniciativa e a fazer uma última postagem onde divulgam a sua intenção de aderir à ideia. A última ligação partilhada vai exibir um contador em contagem decrescente, onde é exibido o tempo que ainda falta até à ‘prova’ terminar.

Em troca a organização pretende contactar os utilizadores em três fases distintas da iniciativa - após 33, 66 e 99 dias, respectivamente) - e convidá-los a responder um inquérito (sob anonimato) de forma a medir e perceber o impacto que a não utilização da rede social teve na sua felicidade.

À hora em que este texto foi redigido já aproximadamente 7600 haviam aderido à iniciativa, o que num universo superior a mil milhões de utilizadores activos se revela uma amostragem ainda muito pouco significativa.

Esta proposta surge também após a divulgação polémica das experiências psicológicas levadas a cabo pelo Facebook no feed de notícias de 700 mil utilizadores seus, em Janeiro de 2012. De acordo com a Just, a organização responsável por esta campanha, a adesão iria representar um ganho médio de 28 horas de tempo livre dos participantes - isto tendo em conta que, em média, os utilizadores do Facebook gastam cerca de 17 minutos por dia na rede social.

Ao aceitar o desafio e abrir o seu próprio contador terá ainda acesso a algumas sugestões desta ONG sobre como investir o tempo que de outra forma estaria a perder na rede social de Mark Zuckerberg.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 jul 2014 0:37

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.