Falhas acontecem a toda a hora e sem aviso prévio. Uma falha de energia, um bug na aplicação ou no sistema operativo, um fecho acidental de um ficheiro sem salvar. Todos estamos sujeitos a estas situações contudo existem algumas precauções que podemos tomar para que na ocorrência de algo do tipo a perda do seu trabalho seja o mínimo possível. No Office as funcionalidades Recuperação automática (AutoRecover) e Gravação automática (AutoSave) devem estar de preferência sempre ativadas.
Para isso abrir o aplicativo desejado (Word, Excel ou PowerPoint):
Clicar Ficheiro > Opções > Guardar.
Assegurar que esta ativa a opção de Guardar informações de Recuperação automática a cada x minutos. E também que a opção Manter a ultima versão guardada automaticamente se fechar sem guardar esta ativa.
Como padrão os documentos do Office salvos automaticamente são encontradas na pasta de perfil do utilizador em C:\Utilizadores\ utilizador\AppData\Roaming\Microsoft\Word para documentos do Word. Para o Excel ou PowerPoint procurar pelas respetivas pastas.
Este local pode ser alterado por si.
É importante realçar que esta opção não descarta a utilização do Guardar. Para assegurar que o seu trabalho mais ressente não se perde, premir periodicamente o botão Guardar ou CTRL + G.
É aconselhável manter um número reduzido de minutos na Recuperação automática, por exemplo 10 minutos. Contudo se quiser acelerar o Office um pouco mais, pode ser introduzido um número maior de minutos como por exemplo 20.
A recuperação automática também salva o seu espaço de trabalho. Se tiver aberto vários livros no Excel e ocorrer uma falha de energia, a recuperação automática tentará abrir todos os livros abertos anteriormente, dispô-los da mesma forma, com as mesmas células selecionadas.