O anúncio foi feito hoje, pela organização que concede o prémio, o Instituto Karolinska, na Suécia.
De acordo com o comité do Nobel, os cientistas laureados "abriram as portas para um mundo desconhecido onde a matéria pode assumir estados estranhos".
"Eles usaram métodos de matemática avançada para estudar fases incomuns, ou estados, da matéria, como supercondutores, superfluidos ou filmes magnéticos finos. Graças a seu trabalho pioneiro, segue a busca por novas e exóticas fases da matéria. Muita gente tem esperança de futuras aplicações dessas descobertas tanto em ciências dos materiais, como em electrónica", disse o comité em uma nota.
Thouless, nasceu na Inglaterra em 1934 e atua na Universidade de Washington (Estados Unidos). Haldane, também inglês, nasceu em 1951 e é pesquisador da Universidade de Princeton (Estados Unidos). Kosterlitz nasceu na Escócia em 1942 e trabalha na Universidade Brown (Estados Unidos).
O prémio de Física é o segundo da temporada do Nobel 2016.
A temporada dos prémios Nobel 2016 começou ontem com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular. Na quarta-feira é anunciado o Nobel da Química e na sexta-feira o da Paz. Para a semana são atribuídos o Nobel da Economia, dia 10, e o da Literatura, dia 13.