Samsung revela avanço em bateria com grafeno

PorExpresso das Ilhas,12 dez 2017 6:06

A Samsung apresentou uma tecnologia capaz de criar baterias com 45% mais de capacidade e cinco vezes mais velocidade de recarga do que os modelos tradicionais. Segundo a companhia, a invenção demora apenas 12 minutos para recarregar completamente. Actualmente, as baterias de lítio presentes em smartphones precisam de, pelo menos, uma hora para recuperar a carga. A novidade poderá resultar numa nova geração de telemóveis que duram mais tempo e recarregam rapidamente.

A bateria é construída com esferas feitas de grafeno (Graphene Balls), uma das formas cristalinas do carbono. Conhecido pela durabilidade e resistência, o material é também altamente condutor de electricidade, capaz de mover electrões 140 vezes mais depressa que o silício, usado nos chips electrónicos. Essa característica transforma-o numa das alternativas para criar baterias mais potentes em comparação com o lítio.

As esferas de grafeno da Samsung permitem ainda que a bateria temperaturas até 60 graus Celsius sem apresentar baixa de rendimento. Após 500 ciclos de recarga, o produto é capaz de reter quase 80% da capacidade, especificação também superior a modelos comuns. Por isso, a tecnologia pode ter várias aplicações, de telemóveis a automóveis eléctricos.

A invenção já foi patenteada nos EUA e na Coreia do Sul. No entanto, e para já, não há previsão para o lançamento das novas baterias no mercado.

 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 836 de 06 de Dezembro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 dez 2017 6:06

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  8 dez 2017 11:46

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.