Novo teste ao sangue pode detectar oito tipos de cancro em fase precoce

PorExpresso das Ilhas,19 jan 2018 10:41

1

Cancer Seek
Cancer Seek

No campo da ciência chegam boas notícias na luta contra o cancro. Há um novo teste de sangue, em fase experimental, que poderá vira a salvar milhares de vidas dentro de alguns anos. De nome Cancer Seek, o teste pode detectar oito tipos comuns de sangue antes que se espalhem, permitindo uma maior possibilidade de tratar a doença.

O Cancer Seek, que está actualmente a ser testado em 10 mil pessoas, é tido como um dos grandes passos da medicina dos últimos anos. Foi já testado em 1005 pacientes, com cancro (sem metáteses) de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esófago, intestinos, pulmão ou mama. De acordo com a BBC, o novo método conseguiu detectar cerca de 70% dos tumores no estádio inicial. Acredita-se pois que poderá vir a ter um grande impacto em termos de tratamento e queda de mortalidade devido ao cancro.

É que, como se sabe, encontrar o tumor enquanto ainda pode ser removido por cirurgia aumenta imensamente as possibilidades de sobrevência.

Gert Attard, que conduziu a investigação no Centro de Evolução do Cancro do Instituto de Pesquisa do Cancro, em Londres, apelidou mesmo o teste “de é o Santo Graal”.

Em termos concretos, como explica o Observador, o teste é “feito através da biópsia líquida, que permite aceder ao material genético do tumor de forma não invasiva, recorrendo apenas a uma análise de sangue. O teste encontra, assim, DNAmutado que as células mortas libertam no sangue e os biomarcadores de proteínas associadas a diversos tipos de cancro.”

Reconhecida que está a importância do teste e o seu impacto caso a avaliação se mantenha nos testes que estão a ser efectuados, a grande questão prende-se agora com os custos. De acordo com o The Guardian o preço deverá ser, numa primeira fase, superior a 800 euros (88 contos), um valor que com o tempo deverá, no entanto, baixar.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 jan 2018 10:41

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 jan 2018 12:39

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.