Vero, o concorrente do Facebook que promete romper as ‘bolhas’ da internet

PorExpresso das Ilhas,10 mar 2018 10:13

Nova rede social por assinatura explode no mercado com a promessa de ser livre de publicidade e algoritmos que alteram o conteúdo

Alguém pagaria para usar o Facebook? Pode parecer coisa de loucos, não? Segundo o site: brasil.elpais.com, um grupo de empreendedores entendeu que ainda existe uma lacuna no segmento das redes sociais, dando origem ao Vero, o último fenómeno do momento. O novo aplicativo – disponível para iPhone e Android – teve uma estreia avassaladora e seus servidores quase não conseguem atender à torrente de inscrições e de conteúdo que seus primeiros usuários se esforçam em gerar. Mas... o que é o Vero exactamente, questiona o El País/Brasil e responde: se tivéssemos de explicar usando redes já conhecidas, é um híbrido a meio caminho entre o Instagram e o Facebook que tem um mural no qual o usuário pode subir fotos, lugares, recomendar livros ou filmes.

Os usuários do Vero podem compartilhar conteúdo e esperar curtidas ou comentários, nada realmente diferente do que vimos até agora nas redes predominantes, mas, no entanto, o recém-chegado tornou-se uma tendência em tempo recorde e, como ressaltamos, seus servidores não conseguem dar conta da enxurrada de novas inscrições e conteúdo que estão recebendo. Na verdade, o Vero está se beneficiando de uma publicidade para multiplicar seus usuários no lançamento: o primeiro milhão de inscritos poderá usar a rede de forma completamente gratuita por toda a vida. Claro, quem consideraria pagar para usar uma rede social... Nesse serviço não apenas está se considerando isso, mas seu modelo de negócio se baseia exactamente nisso, na assinatura de usuários.

O que seus criadores propõem é manter uma plataforma completamente livre de publicidade e algoritmos que alteram o conteúdo, na qual a privacidade do usuário seja a maior prioridade. No Vero, o dono do perfil deixa de ser o produto, é o modelo de negócio exactamente oposto ao do Facebook ou do Google, empresas em que o usuário está no alvo e é o centro da monetização. .

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 849 de 07 de Março de 2018.

Autoria:Expresso das Ilhas,10 mar 2018 10:13

Editado porSara Almeida  em  10 mar 2018 10:13