Jornadas de Cultura Cientifica. O mundo de Stephen Hawking na Uni-CV

PorExpresso das Ilhas,16 abr 2018 15:16

Stephen Hawking
Stephen Hawking(AFP Photo / NASA / Paul E. Alers)

Na Universidade de Cabo Verde amanhã, dia 17, será dia de viajar pelo cosmos e abordar questões filosóficas a partir do percurso e do trabalho desenvolvido pelo físico britânico Stephen Hawking.

Esta será a segunda edição da iniciativa Jornadas de Cultura Científica realizadas pela universidade pública, desta vez com o tema “O Mundo de Stephen Hawking: um percurso científico e filosófico pelo espaço-tempo do Universo”.

Numa organização conjunta das Faculdades de Ciências e Tecnologia e de Ciências Sociais, Humanas e Artes, a jornada será marcada por duas conferências a serem proferidas pelos professores Paulino Fortes e Carlos Bellino Sacadura , com o tema em questão a ter abordagem científica e filosófica, respectivamente.

“Num tempo em que a investigação científica de ponta é sobretudo feita em equipa, ou seja, é produzida pela comunidade científica, Hawking é talvez o último “herói” singular da criação científica, precedido por Einstein. A doença que o afectou desde a juventude até à sua morte, paralisando as suas funções motoras e nem sequer lhe permitindo falar, acabou por o tornar num mito, ou no símbolo do poder da mente – a capacidade criativa do espírito humano, mesmo quando o suporte físico ou material está reduzido ao mínimo”, diz o site da Uni-CV.

O cientista, nascido em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, no Reino Unido, faleceu a 14 de Março passado em Cambridge, onde residia. Hawking era tido como um dos cientistas mais influentes e populares do mundo, não só pelos seus determinantes contributos para a ciência, como também pelo facto de ter aproximado o público da ciência. A forma corajosa como sempre lidou com a doença degenerativa (esclerose lateral amiotrófica) que o acometia e que o manteve preso a uma cadeira de rodas e sem poder falar naturalmente pela maior parte da sua vida também fizeram dele um símbolo de superação.

“A origem e estrutura do Cosmos, o lugar do ser humano no Universo, a compreensão do espaço e do tempo, dos buracos negros, das estrelas e dos planetas, entre muitos outros temas, ocuparam a investigação de Hawking até aos seus últimos dias, e continuam até hoje a interrogar-nos”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 abr 2018 15:16

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 abr 2018 15:16

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.