Óculos e Lentes poderão vir a ser substituídos por gotas

PorExpresso das Ilhas,19 abr 2018 11:24

nanogotas
nanogotas

“Nanogotas” podem vir a eliminar a necessidade de usar óculos ou lentes de contacto. Experiências em animais mostram resultados positivos para casos de miopia e hipermetropia.

Uma equipa de investigadores do Centro Médico de Shaare Zedek, em Jerusalém,em pacerita com cientistas da Universidade de Bar-Ilan está a desenvolver gotas oftamológicas que podem substituir a acção correctiva de óculos e lentes.

As gotas, apresentadas no passado mês de fevereiro numa conferência com vários profissionais de saúde, ainda só foram testadas em animais, mas os resultados são promissores.

Conforme explicou ao The Jerusalem Post, David Smadja, um dos responsáveis pelo estudo, as gotas foram desenvolvidas a partir da nanotecnologia, isto é, da manipulação da matéria numa escala atómica e molecular (ou, dito de outro modo, através da ciência e tecnologia que se foca nas propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico).

Para este oftalmologista não há dúvidas de que estas gotas manométricas vão revolucionar o tratamento dos problemas de visão, nomeadamente a nível da miopia (dificuldade em ver ao longe) ou da hipermetropia (dificuldade em ver ao perto).

"Este é um novo conceito para corrigir problemas refractários", defendeu David Smadja, no diário israelita.

Como funcionam

Uma aplicação no telemóvel vai permitir medir a refracção ocular e administrar um género de carimbo a laser na córnea do paciente.

Por explicar está no entanto a regularidade que as "nanogotas" teriam de ser usadas, nem os possíveis efeitos secundários.

Depois de ser ter sido testado, com sucesso, em suínos, a soluçaõ deverá ser testada em seres humanos ainda este ano. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 abr 2018 11:24

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 abr 2018 11:24

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.