Social Media Summit e o futuro do marketing digital

PorChissana Magalhães,3 mai 2018 18:10

Cartaz da III Social Media Summit
Cartaz da III Social Media SummitGetItSocial

Tudo a postos para a 3ª Social Media Summit (SMS). Este ano o evento criado pela GetItSocial estende-se a São Vicente. Amanhã, dia 4, mais de 400 inscritos estarão no Auditório Nacional Jorge Barbosa, na cidade da Praia, para ouvir falar de boas e novas práticas de marketing para as redes sociais.

Quando há 5 anos a GetItSocial realizou a 1ª Social Media Summit, no então Ipericentro (Plateau), foram pouco mais de duas dezenas os que atenderam ao chamado para ouvir falar e discutir sobre as melhores formas de posicionar uma marca ou produto nas redes sociais e de fazê-la relacionar-se com um público que despendia cada vez mais do seu tempo online. Em 2015, a 2ª edição já aconteceu no auditório da reitoria da Universidade de Cabo Verde, e com uma audiência mais alargada, onde foi notório que o interesse pelo tema tinha aumentado.

Três anos depois, a Social Media Summit número três conta com mais de 400 inscrições, uma audiência homogénea e que inclui não apenas representantes e gestores de grandes marcas e instituições mas, também muitos jovens empreendedores em busca das melhores estratégias para visibilizar as suas marcas e negócio e conquistar audiência nas redes sociais.

Para inspirar e comprovar que o marketing através do Facebook, Instagram, Snapchat e outras redes traz seguidores e potenciais consumidores, a Summit abre com uma intervenção da criadora da marca nacional com maior número de seguidores nas redes, a Vaidosa D+. Nadine Fortes,  que conquistou com os seus posts sobre moda, maquiagem e lifestyle mais de 250 mil seguidores, irá proferir um testemunho motivacional e partilhar a sua trajectória enquanto digital influencer.

Estatística de uso de redes sociais a partir de dispositivos móveis

Dividindo-se em três painéis temáticos apresentado por um grupo de oradores, o evento irá abordar o “Marketing de Conteúdos como instrumento para crescer o seu negócio”, o “Storytelling” (uma narrativa sobre a marca que apele ao emocional dos potenciais consumidores) e ainda “Social Media, What Now?”. Este último tema dá nome ao evento e pretende alertar para as mudanças registadas no marketing de redes sociais nos últimos 5 anos e que, em Cabo Verde, não têm sido acompanhadas pela maioria dos profissionais da área.

O momento, dizem os promotores, é de nova adaptação, adaptação a um público “obcecado por vídeos em dispositivos móveis” e também “adaptar-se a novas tácticas que aproveitam as novas ferramentas”.

Assim, nesse último painel a SMS irá “debater os próximos passos que as empresas e instituições precisam dar para acompanhar o estado actual do marketing nas redes sociais”.

Uso de redes sociais a partir de desktop

Para oradores, para além de alguns nomes que já passaram pelas anteriores edições como Bruno Azevedo (Social Media Strategist da Embaixada dos EUA em Cabo Verde), Nadine Fortes (criadora da Vaidosa D+) e o próprio Vadini Ferreira (CEO e Marketing Strategist da GetIT Social), participam também Luis Frederico (Fundador da StartUp Weekend em Ghent e da Health 2.0), Nuno Miranda (Co- fundador e vídeo-maker da KriolScope), Manuel Borges (VJ, artista visual e Ambient Designer) e Manuel Cardoso (Brand Strategist da Unitel T+).

Alaúdio Ramos, elemento da organização do encontro, congratula-se com o crescimento que o evento registou desde a primeira edição e ressalta o apoio dos parceiros e o interesse crescente do público.

“Estamos, na Praia, com mais de 400 inscritos, o que demonstra que as empresas estão antenadas, interessadas nas boas práticas e na partilha de conhecimentos, em saber de que forma as novas tecnologias podem estar ao serviço das marcas”, observa.

Em relação à presença das empresas e marcas caboverdianas nas redes sociais o Relações Públicas e Media Relation Strategist da GetItSocial aponta como natural que esta seja massiva no Facebook, pouco relevante no Twitter e em crescendo no Instagram uma vez que “as marcas devem procurar estar onde está o público”.

Entretanto, diz que não obstante haver “ganhos visíveis” quanto à maneira como estas se apresentam “algumas empresas continuam preocupadas apenas em vender [de forma directa] o produto quando é importante passar outras mensagens. É preciso ganhar a confiança da audiência”, recomenda.

Na próxima terça-feira, dia 08, será a vez do Centro Cultural de Mindelo receber a SMS com Bob Lima (fundador da DZE Produtora), Luis Frederico (fundador da StartUp Weekend em Ghent e da Health 2.0 ), Anayka Betencourt (Fundadora e Designer da Zungueira), Manuel Borges (VJ, artista visual e Ambient Designer), Manuel Cardoso (Brand Strategist da Unitel T+) e Vadini Ferreira (CEO e Marketing Strategist da GetIT Social) como oradores.

Autoria:Chissana Magalhães,3 mai 2018 18:10

Editado porChissana Magalhães  em  14 mai 2018 13:48