As redes sociais tornaram-se território obrigatório para quem tem um negócio e quer dar a conhecer a sua marca, o seu produto. A pensar no cada vez maior número de mulheres empreendedoras e que recorrem a estas plataformas para promover o seu negócio – e sobretudo naquelas que ainda não conseguem tirar o máximo potencial dos recursos aí disponíveis – a iniciativa WomeniseIt reservou dois dias para juntar, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, empreendedoras que estão a dar os primeiros passos neste território, aquelas que já têm um percurso bem-sucedido e especialistas em marketing digital, em criação e valorização de marcas e outros campos relacionados ao empreendedorismo.
“ O Facebook e o Instagram estão sempre a inovar e por isso é importante saber aproveitar as ferramentas e saber comunicar a nossa marca. Muitas empreendedoras têm um bom produto mas depois não conseguem comunicar da melhor forma. Então pensamos esse retiro para elas, onde teremos vários momentos com o objectivo final de agregar valor”, explica Ekvity dos Santos, uma das promotoras do evento.
O modelo escolhido é um bootcamp (em tradução literal: campo de treino militar), muito em voga actualmente sobretudo na área tecnológica e que pode ser descrito como sendo “um programa de ensino imersivo que foca nas habilidades mais relevantes de determinada área para actuar no mercado do século XXI”.
Quem aderir ao encontro irá participar de uma série de oficinas temáticas. Educação Financeira, Escrita Criativa para as Redes Sociais, Fotografia para as Redes Sociais, Como Construir Uma Marca Pessoal Poderosa e Personal Brand Mapping, estas duas últimas pela especialista portuguesa em desenvolvimento de marcas pessoais, Suzana Rodrigues.
A partir do Canadá e via web participará a brasileira Amanda Dupin, engenheira de produção que apresenta o seu trabalho como tendo o propósito “de ajudar e inspirar mulheres empreendedoras a prosperarem e diferenciarem seus negócios através de um posicionamento estratégico de marca”.
O retiro, sendo intensivo, não será só trabalho. “É mais uma oportunidade de networking que criamos, para além do Summit Liderança Feminina que teve a primeira edição no final do ano passado e a ideia é fixarmos estes eventos, repetir”. Ekvity dos Santos diz ainda que há vontade de levar estes eventos para outros pontos do país ou apoiar quem nas outras ilhas queira fazer algo semelhante.
O BootCamp Empreendedorismo na Era Digital terá ainda uma componente de exposição-venda de produtos de várias marcas de mulheres empreendedoras, aberto ao público.