WebLabs acolhem primeira formação em robótica para alunos

PorExpresso das Ilhas,2 ago 2018 16:57

Mais de um milhar de alunos a partir do 7º ano já estão a receber formação em robótica através do programa “HighTech Summer”, parceria entre o Ministério da Educação e o Parque Tecnológico.

O HighTech Summer teve início a 30 de Julho e decorrer até 10 de Agosto em quase todos os concelhos do país. Por agora, apenas São Nicolau, Maio e a escola Amor de Deus na Praia, não têm ainda a decorrer o programa, esperando-se que brevemente dêem arranque ao mesmo.

São já mais de 1000 alunos das classes a partir do 7º ano, com algumas escolas ainda a receberem inscrições, a tomarem contacto e desenvolverem aptidões na área das Novas Tecnologias Informáticas e de Comunicação (NTIC) e nesse caso concreto na criação de pequenos robots. Cada sessão, com cerca de 12 alunos, tem a duração de 1h30 e a formação decorre tanto no período da manhã como no da tarde.

“ Estão entusiasmados e estão a aderir. O feedback tem sido positivo”, diz Alana Monteiro, técnica da área de Multimédia do Ministério da Educação que explica o objectivo de estimular nos jovens alunos o raciocínio lógico e o interesse pela robótica.

A mesma explica ainda que para o programa HighTech Summer foram seleccionados monitores jovens formados na área e que “já tinham ministrado formação a docentes com esse mesmo propósito”.

São 44 os WebLabs que a partir de Fevereiro deste ano começaram a chegar às escolas secundárias de Cabo Verde. Trata-se de laboratórios informáticos implementados em contentores, devidamente adaptados para 12 alunos e um monitor, equipados com equipamentos adequados para suportar formações em diversas áreas das novas tecnologias de informação (NTIC).

O projecto das WebLabs tinha sido apresentado publicamente pelo Ministério da Educação em Novembro do ano passado, durante o Fórum Nacional da Educação, na cidade da Praia. Em Janeiro deste ano 14 técnicos do Ministério de Educação e do NOSi receberam uma formação em robótica, ministrada por técnicos chineses.

O programa é desenvolvido em parceria pelo Ministério da Educação e pelo Parque Tecnológico gerido pelo NOSi.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 ago 2018 16:57

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 ago 2018 16:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.