As áreas de investigação deste centro internacional centra-se em temas relacionados com o clima/variabilidade/alterações climáticas e medidas de mitigação/adaptação com os recursos hídricos e marinhos, ambiente, transportes, indústria energia, agricultura e desastres naturais.
Segundo a organização este processo de estudo será desenvolvido em articulação com os serviços dos Institutos públicos, Universidades, politécnicos, instituições de investigação e outras entidades públicas ou privadas que operam informações climáticas, numa ligação estreita entre produtores e utilizadores respeitando as competências próprias e missão dos seus membros.
O director do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil), Francisco de Assis Diniz enfatizou, durante o encontro, a importância de apoiar a CPLP em envolver as questões climáticas e eventos extremos de países da língua portuguesa, conduzir projectos ligados ao monitoramento climático e abranger estudos ambientais e de desastres naturais.
“O apoio à CPLP trará melhorias ao trabalho integrado entre os países de língua portuguesa, principalmente aos países que requerem maior apoio na área tecnológica”, disse o director.
Na ocasião, foram apresentados pelo consultor do CIICLAA, Sérgio Ferreira, toda a estrutura do projecto e suas acções em curso e ocorreram palestras referentes ao monitoramento agrometeorológico, proferida pelo Professor Orivaldo Brunini do IAC (Instituto Agronómico de Campinas); Mestrado Profissional em Climatologia, proferida pelo Professor Emerson Mariano da UECE, seguidas de debate sobre projectos envolvendo investigadores brasileiros e amostra do projecto piloto para a elaboração de aplicações da teledetecção atmosférica em países da África Oeste.
Além do INMET (Brasil), são ainda membros, com assento no Conselho Geral do CIICLAA, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET – Angola), Serviços Meteorológicos e Georiscos (SMG) da Região Administrativa Especial de Macau-China (RAEM) e a Direção Nacional de Meteorologia e Geofísica de Timor-Leste.
O CIICLAA foi constituído em maio de 2015, na cidade da Praia, Cabo Verde. É um Centro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que assume a figura de uma Associação de âmbito internacional, de carácter científico, sem fins lucrativos.