Dashlane – Nunca mais esqueça uma palavra-passe

PorExpresso das Ilhas,28 nov 2018 8:52

Hoje em dia, usar a Internet para diversas tarefas é sinónimo de ter que decorar inúmeras combinações de nome de utilizador e palavra-passe, para que possa entrar de forma segura nos serviços que utiliza. Se em alguns serviços até utiliza aquela palavra-passe de há 10 anos, outros exigem maior complexidade… e é aí que começam a surgir os problemas.

O Dashlane vem ajudar nessa tarefa e procura simplificar e proteger a sua identidade digital, não apenas nos dados de acesso mas também noutras informações confidenciais como morada, detalhes de pagamento, entre outros, e tudo isto com uma única palavra-passe.

Muito provavelmente já foi confrontado com a necessidade de aumentar a complexidade da palavra-passe no momento da criação de uma conta. A sua palavra-passe mais simples “123456” ou “qwert” está a deixar de servir em cada vez mais serviços e agora, para alguns deles, precisa ter pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número, um caracter especial e 8 caracteres no mínimo… Uma grande complicação, mas ainda bem que assim é!

Naturalmente que uma palavra-passa fraca, que esteja entre as mais populares (e não só) significa um problema para a sua segurança e é importantíssimo proteger-se, mesmo que isso lhe traga mais transtornos… e é aí que entra o Dashlane.

Como funciona o Dashlane?

O Dashlane é um serviço multi-plataforma que permite gerir e proteger toda a sua informação digital crítica num cofre digital. Protege dados de acesso, informações de pagamento (cartões de crédito), documentos de identidade e outra informação pessoal. Além disso, tem ainda a possibilidade de guardar qualquer tipo de ficheiro como assinaturas, licenças de software, documentos jurídicos ou outros, garantindo que tudo fica encriptado e bem protegido.

Inicialmente é instalado no computador, onde é necessário definir uma palavra-passe Mestra, e depois pode ser feita a importação das palavras-passe que já estejam gravadas nos seus browsers. Para começar a utilizar só precisa de adicionar a respectiva extensão no seu browser preferido.

Já no smartphone, só precisa de instalar e fazer a configuração inicial rápida. O Dashlane será capaz de preencher automaticamente os dados de autenticação em sites e aplicações, fazer login instantâneo e pode ser protegido por PIN ou impressão digital. Note que na app móvel terá acesso ao seu cofre digital, tal como no computador.

O Dashlane é compatível com os sistemas operativos Windows, MacOS, Linux, iOS e Android, e é compatível com os browsers Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, Edge e Opera. O melhor de tudo é que pode usar todas as plataformas da forma que bem entender, pois tudo funciona de forma sincronizada e estará disponível em qualquer local.

Funcionalidades

A par com a capacidade de guardar e utilizar automaticamente as palavras-passe nos sites e aplicações, o Dashlane tem outras funcionalidades muito interessantes e que, por si só, marcam a diferença neste serviço de protecção de informação pessoal.

Estas são as funcionalidades que mais se destacam:

Criar palavras-passe fortes com facilidade – pode gerar palavras-passe de 4 a 40 caracteres, com opção de dígitos, letras, símbolos e caracteres ambíguos

Espaço pessoal e profissional separados – poderá separar totalmente a sua informação sensível pessoal da informação profissional. Mesmo que o administrador da conta profissional monitorize a informação na sua conta, a informação pessoal nunca será comprometida

Partilha de palavras-passe com grupos – algo muito útil no ambiente empresarial

Alertas de violação e monitorização – além de ter acesso a várias métricas que sugerem (ou não) uma alteração de postura para ficar mais seguro, o Dashlane reúne regularmente informações dos mais recentes leaks na Internet, alertando-o no caso de o seu nome de utilizador ter ficado comprometido num serviço conhecido

Autenticação de 2 factores

Se for um utilizador mais exigente e necessite de recursos mais abrangentes, tem disponível o plano Premium com algumas vantagens:

VPN integrada – se tiver conta Premium, então poderá utilizar a VPN do Dashlane para que a sua ligação esteja protegida e possa navegar anonimamente, sempre com a identidade protegida

Armazenamento ilimitado de palavras-passe (em vez do limite de 50)

Sincronização automática em todos os dispositivos (em vez de apenas 1 dispositivo)

Armazenamento seguro para ficheiros confidenciais

Acesso remoto à conta

Poderá utilizar o plano Premium gratuitamente, por 30 dias, passando depois a um valor de 3,33€/mês (cobrança anual).

Instalação e primeira utilização

A instalação do Dashlane é bastante simples e rápida. Basta fazer o download, criar a conta e definir logo a palavra-passe Mestra, que tem de cumprir os requisitos mínimos de complexidade a que já está habituado em alguns serviços online.

Depois precisa apenas de escolher a partir de que browser pretende importar as palavras-passe já existentes, e quais pretende, com a possibilidade de fazer uma selecção manual.

Depois só precisa de instalar a extensão no seu browser preferido e está pronto a usar em pleno. Já no smartphone, após instalar a app, apenas precisa de colocar o e-mail, confirmar um código que vai receber no e-mail, colocar a palavra-passe Mestra e passa a ter a acesso a tudo tal como se estivesse no computador.

Conclusão…

Se preza o controlo e a segurança da sua informação digital a vários níveis, o Dashlane oferece-lhe os recursos para isso e permite, de forma simples e muito integrada, agilizar o acesso à sua informação crítica.

A nossa vida está mais digital e é cada vez mais importante melhorar a segurança de toda a nossa informação sensível, de forma a preservá-la dos larápios digitais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 nov 2018 8:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 ago 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.