Há cada vez mais gente a acreditar que a terra é plana e a culpa pode ser do YouTube

PorExpresso das Ilhas,20 fev 2019 8:36

Investigadores acreditam ter finalmente descoberto o principal motivo para um aumento do número de pessoas que acreditam que a Terra é plana. Prepare-se: o YouTube

De acordo com o The Guardian, os investigadores suspeitavam da grande influência da plataforma de vídeos. Facto que se confirmou depois de marcarem presença, em 2017 e 2018, na conferência anual de Flat Earthers, nos EUA.

Após entrevistas com cerca de 30 dos participantes das conferências, os investigadores encontraram um padrão nas histórias das pessoas convencidas de que a Terra não é redonda. Das 30, 29 assumiram ter mudado de ideias, há menos de dois anos, depois de verem vídeos no YouTube.

"A única pessoa que não revelou este comportamento estava acompanhada da filha e genro e eles tinham visto estas informações no YouTube e tinham-lhe falado sobre isso", conta Asheley Landrum, que liderou a pesquisa da Texas Tech University.

Entre os vídeos mais populares, está o vídeo “200 proofs Earth is not a spinning ball” [200 provas de que a Terra não é uma bola giratória]. "Onde está a curva? Porque é que o horizonte está sempre ao nível do olhar?"

A maioria dos entrevistados assumiu também ver outro tipo de vídeos com teorias da conspiração, onde se incluem versões alternativas sobre a ida do homem à Lua ou explicações diferentes para o atentado terrorista de 11 de Setembro.

Os resultados deste estudo foram apresentados na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Washington.

Asheley Landrum acredita que é possível melhorar o algoritmo da plataforma para que esta privilegie a partilha de vídeos com informação factual. 

"Acreditar que a Terra é plana não é necessariamente perigoso, mas surge num contexto de descrédito para com as instituições e as autoridades em geral".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,20 fev 2019 8:36

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 fev 2019 8:36

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.