Descoberta na China jazida de fósseis com mais de 50 novas espécies

PorExpresso das Ilhas,31 mar 2019 10:26

​Até agora, os cientistas identificaram fósseis de 101 espécies, sendo que mais de metade são novas para a ciência.

Cientistas descobriram na China uma jazida de fósseis com mais de 50 espécies com centenas de milhões de anos que não estavam ainda descritas e que podem ajudar a compreender os primórdios da evolução animal. O trabalho foi publicadona revista científicaSciencesexta-feira passada.

Localizado nas margens do rio Danshui, o depósito de Qingjiang, no Sul da China, reúne fósseis do início do Câmbrico, período que decorreu entre 542 milhões e 488 milhões de anos. Até agora, os cientistas identificaram na jazida fósseis de 101 espécies, das quais mais de metade (53%) não estavam descritas, refere-se no resumo sobre o trabalho.

Segundo os autores da investigação, Qingjiang rivaliza com as jazidas de Burgess Shale, no Canadá, e de Chengjiang, também na China, que contêm uma grande e variada colecção defósseis do mesmo período geológico, incluindo de organismos de corpo mole, o que é uma raridade.

No início do Câmbrico, há cerca de 530 milhões de anos, uma grande variedade de animais marinhos surgiu repentinamente, acontecimento a que os especialistas chamaram de “Explosão do Câmbrico”. Entre os organismos preservados em fósseis dessa época há parentes de crustáceos, estrelas-do-mar, esponjas, moluscos e vermes.

“O tesouro do depósito de Qingjiang oferece uma grande oportunidade para se explorar o modo como as condições paleoambientais influenciaram a estruturação ecológica e os factores evolutivos durante aExplosão do Câmbrico”, refere Allison Daley, da Universidade de Lausanne (Suíça) e que não fez parte desta investigação, numcomentário a este trabalhotambém naScience.

Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 904 de 27 de Março de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,31 mar 2019 10:26

Editado porJorge Montezinho  em  1 abr 2019 6:48

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.