A Samsung incluiu a certificação de protecção contra água nos seus principais smartphones. O recurso tornou-se um diferencial e foi muito usado na publicidade da gigante tecnológica.
Desde 2016, altura em que lançou o Galaxy S7, que a maioria dos equipamentos da marca é certificada com um selo IP68, que garante a resistência à água e ao pó. Isto significa que o telefone pode ser submergido em 1,5 metros de água, durante 30 minutos, sem sofrer qualquer sequela. Em teoria. Na prática, a protecção só acontece em determinadas condições.
A autoridade australiana afirma que os anúncios da Samsung induziam o consumidor a acreditar que os dispositivos conseguiriam resistir a qualquer tipo de água.
A Samsung alega que é inocente e diz que no site oficial dos aparelhos consta a informação de que eles não podem ser usados em água salgada ou de piscina.
A Reuters escreve que, se for considerada culpada, a gigante sul-coreana poderá ser obrigada a desembolsar mais de 7 milhões de dólares por cada promoção com promessas falsas.