Detectado super anticorpo que pode combater variantes do SARS-CoV-2 e outros coronavírus

PorExpresso das Ilhas,26 jul 2021 8:20

Equipa de especialistas da Fred Hutchinson Center, nos EUA, identificou um anticorpo que pode combater o vírus responsável pela covid-19 e as suas variantes, mas também outros tipos de coronavírus. Denominado S2H97, demonstrou ter capacidade para proteger contra a infeção por SARS-CoV-2.

“Uma molécula imune recém-identificada aumenta a esperança de uma vacina contra uma série de vírus relacionados com o SARS-CoV-2”, o responsável pela covid-19, lê-se na revista “Nature”, onde foi publicado um novo estudo que pode traduzir-se numa boa notícia no combate à pandemia.

Uma equipa de investigadores da Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA, escreve o dn.pt, identificou um anticorpo que pode combater não só o vírus que provoca a doença covid-19 e as suas variantes, mas também outros tipos de coronavírus.

Para já, embora tenha sido publicado na revista especializada Nature (e na BioRxiv), o estudo da equipa liderada por Tyler N. Starr ainda não passou pela revisão de pares. E é essa peer review que lhe dará o garante de qualidade, anota o observador.pt. O próprio investigador principal tem partilhado nas suas redes sociais algumas novidades que a equipa continua a encontrar.

A equipa, com mais de 50 investigadores de várias nacionalidades, analisou 12 anticorpos encontrados em pessoas recuperadas da infecção por dois coronovírus, o SARS-CoV (responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave) e o SARS-CoV-2 (responsável pela Covid-19). Entre todos os anticorpos desenvolvidos para enfrentar o vírus, o S2H97 chamou a atenção da equipa. Por que motivo? Por ser forte o suficiente para evitar que diferentes variantes do vírus da Covid se propagassem pelas células.

Os resultados também foram positivos nos testes em animais. “É o anticorpo mais incrível que descobrimos”, afirmou o bioquímico Tyler N. Starr, citado pela Nature.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1025 de 21 de Julho de 2021.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 jul 2021 8:20

Editado porAndre Amaral  em  26 jul 2021 8:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.