Drone da Boeing é o primeiro a reabastecer outra aeronave em voo

PorExpresso das Ilhas,24 set 2021 10:46

No dia 13 de Setembro, a Boeing e a Marinha dos EUA usaram o drone MQ-25 T1 para reabastecer um caça F-35C Lightning II, demonstrando pela primeira vez a capacidade da aeronave não tripulada de realizar reabastecimentos em voo.

O drone MQ-25 T1 faz parte de um sistema de aeronaves não tripuladas projectado para a missão da Marinha dos Estados Unidos. Este equipamento fornecerá a capacidade de reabastecimento robusta necessária, estendendo assim o alcance de combate dos caças Boeing F/A-18 Super Hornet, Boeing EA-18G Growler e Lockheed Martin F-35C.

Esta aeronave foi pensada para ser lançada a partir dos porta-aviões conseguindo rapidamente abastecer os esquadrões em pleno voo sem que estes tenham de deixar o palco de guerra.

Anteriormente, o drone da Boeing havia reabastecido um caça F/A-18 Super Hornet em Junho, e um E-2D Hawkeye em Agosto.

Durante a missão, o piloto do Esquadrão 23 de Avaliação e Testes Aéreos da Marinha dos EUA (VX-23) conduziu com sucesso a operação, garantindo o desempenho e a estabilidade da aeronave antes de fazer contacto com o drone de reabastecimento aéreo T1 e receber o combustível.

A Boeing já firmou um contrato com o Pentágono para a produção e fornecimento dos primeiros quatro aviões de reabastecimento aéreo não tripulados, que serão operados pela Marinha. Além disso, foi especificado que a entrega ocorrerá até 2024.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 set 2021 10:46

Editado porAndre Amaral  em  24 set 2021 10:46

pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.