Astrónomos identificam novas subestruturas na Via Láctea

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 dez 2021 9:41

Uma equipa internacional de astrónomos publicou hoje um novo mapa da Via Láctea, identificando novas subestruturas da galáxia, após dados recolhidos pela sonda espacial Gaia, operada pela Agência Espacial Europeia (ESA), desde Dezembro de 2020.

"Até agora, não tinha sido possível explorar muito essa região da Via Láctea por causa da interferência da poeira no meio, que escurece grande parte do plano galáctico", explicou o líder da investigação, Chervin Laporte, do Instituto de Ciências do Cosmos da Universidade de Barcelona (IEEC-UB).

A equipa, que publicou os resultados na revista académica "Monthly Notices of the Royal Astronomical Society", analisou os dados de movimento enviados pela sonda espacial Gaia durante um ano.

"Embora a poeira afecte a luminosidade das estrelas, não tem efeito no movimento estelar. Portanto, podemos usar o movimento das estrelas para obter uma tomografia [exame de imagem] das maiores regiões da galáxia", acrescentou Chervin Laporte.

O mapa revelou a existência de diversas estruturas filamentosas na parte externa do disco que até então eram desconhecidas, além de oferecer uma visão mais clara das já conhecidas.

Simulações numéricas já previam a formação dessas estruturas filamentosas a partir de outras interacções precedentes, mas os investigadores alertaram que não esperavam observar o grande número de subestruturas no novo mapa.

Em relação à origem dos filamentos, os astrónomos levantaram a hipótese de que as estruturas são os restos do disco externo da Via Láctea misturados com vestígios de galáxias anãs vizinhas.

"Porém, outra possibilidade é que nem todas essas estruturas sejam realmente subestruturas autênticas do disco, mas se devam a uma projecção do movimento que produz ilusão de óptica", lembrou Laporte.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 dez 2021 9:41

Editado porAndre Amaral  em  15 set 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.