Artigos sobre Via Láctea
Descoberto o buraco negro mais maciço da Via Láctea
O BH3 é o buraco negro estelar mais maciço até agora encontrado na Via Láctea e revelou-se aos investigadores através do poderoso puxão que exerce sobre uma estrela companheira que orbita o objecto na constelação de Aquila, a Águia.
Telescópio Espacial James Webb revela pormenores nunca antes vistos no centro da Via Láctea
A Via Láctea é uma galáxia imensa e, embora possa ser a nossa casa, os cientistas continuam a descobrir coisas novas sobre ela. As últimas fotografias captadas pelo James Webb revelaram novos pormenores que os cientistas nunca tinham visto antes no centro da Via Láctea, dando-nos um vislumbre ainda mais profundo da galáxia a que chamamos casa.
Uma estrela está a fugir a sete pés da nossa galáxia. Foi uma explosão que a assustou
Nunca uma estrela viajou tão rápido como a J0927. Foi expulsa da Via Láctea por uma supernova – e não foge sozinha.
Astrónomos encontram a estrela mais distante da Via Láctea
Um grupo de astrónomos localizou mais de 200 estrelas conhecidas como RR Lyrae no halo galáctico da Via Láctea, a mais distante a mais de um milhão de anos-luz da Terra.
Todo o Universo conhecido num massivo mapa interactivo
Um novo mapa do Universo mostra pela primeira vez todo o Universo conhecido — com extrema precisão e arrebatadora beleza.
Astrónomos descobrem o buraco negro mais próximo da Terra
Astrónomos descobriram o buraco negro mais próximo da Terra, a 1.600 anos-luz, tratando-se da primeira detecção na Via Láctea de um buraco negro de massa estelar que não está em actividade, foi hoje divulgado.
Revelada primeira imagem do buraco negro no centro da nossa galáxia
A National Science Foundation dos EUA revelou hoje, um “avanço histórico” na investigação da nossa galáxia , a Via Láctea, a primeira fotografia do que está no centro da Via Láctea, confirmando definitivamente que se trata de um buraco negro, que dá pelo nome de Sagittarius A*.
Astrónomos preparam revelação estrondosa sobre a Via Láctea. Já há teorias
Em menos de duas semanas, o Observatório Europeu do Sul (ESO) vai apresentar ao mundo novas informações sobre a nossa Via Láctea.
Relatório desclassificado revela que objeto interestelar atingiu a Terra em 2014
A bola de fogo que passou pelos céus de Papua-Nova Guiné em 2014 foi na realidade um objecto de outro sistema estelar, de acordo com dados recentes, revelados pelo Comando Espacial dos EUA (USSC).
Astrónomos identificam 70 novos planetas "errantes" na Via Láctea
Astrónomos identificaram pelo menos 70 novos planetas "errantes", sem estrela hospedeira, na Via Láctea, o "maior grupo" destes planetas alguma vez descoberto, divulgou hoje o Observatório Europeu do Sul (OES).
Astrónomos identificam novas subestruturas na Via Láctea
Uma equipa internacional de astrónomos publicou hoje um novo mapa da Via Láctea, identificando novas subestruturas da galáxia, após dados recolhidos pela sonda espacial Gaia, operada pela Agência Espacial Europeia (ESA), desde Dezembro de 2020.
Descoberta "cavidade" que pode ajudar a explicar formação de estrelas
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu na Via Láctea, entre as constelações de Perseus e Touro, uma "cavidade" espacial gigante que poderá ajudar a esclarecer o processo de formação das estrelas.
Confirmadas duas colisões de estrelas de neutrões com buracos negros
Uma equipa internacional de astrofísicos captou um sinal de ondas gravitacionais que finalmente confirmam a detecção de uma fusão há muito tempo esperada que envolve uma estrela de neutrões e um buraco negro. Aliás, na verdade, os sinais que chegaram à Terra são de duas fusões destes pares nunca vistos.
Astrónomos dizem ter encontrado uma das estrelas mais antigas da galáxia
Os responsáveis pela descoberta apontam para os níveis de ferro da gigante vermelha SMSS J160540.18–144323.1.
Estrela super-veloz conseguiu escapar ao buraco negro supermassivo da Via Láctea
Muitas estrelas orbitam perto de Sagitário A*, o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea. Mas nem todas têm o mesmo destino.
Descoberto o maior caso de canibalismo cósmico de nossa galáxia
A Via Láctea devorou Gaia-Encélado há 10 bilhões de anos, diz estudo liderado por astrónomos espanhóis.
Assim é a Via Láctea, com peso e medida
Um grupo de astrónomos, utilizando os telescópios espaciais Hubble e Gaia, conseguiram mapear a Via Láctea em 3D e chegar à medição mais precisa do peso e tamanho galácticos.
Era uma vez uma estrela que explodia regularmente em Andrómeda
Na galáxia de Andrómeda, vizinha da nossa Via Láctea, descobriu-se uma estrela muito especial em 2008: desde então, a cada ano, com uma regularidade sem precedentes, observa-se uma explosão à sua superfície. Esta estrela é uma anã-branca, objecto resultante da morte de uma estrela como o nosso Sol depois de ter consumido o seu hidrogénio em reacções nucleares. É acompanhada por uma outra estrela a que vai roubando hidrogénio – e é precisamente a acumulação deste gás num disco à volta da anã-branca que, ao entrar em fusão nuclear, origina uma explosão termonuclear e expele elementos químicos, desde hidrogénio até ferro, formando uma nuvem. Agora, pela primeira vez, há provas de uma gigantesca nuvem deste género formada por explosões repetidas à superfície de uma anã-branca
Colisão com galáxia-anã pode despertar buraco negro no centro Via Láctea
Mas não se preocupe: o embate ainda vai demorar 2,4 bilhões de anos.
Andrómeda, a galáxia canibal que se chocará com a Via Láctea
Um grupo de astrónomos descobre o que parecem ser os restos da grande colisão entre Andrómeda e uma galáxia que não existe mais.
mais