Assim é a Via Láctea, com peso e medida

PorExpresso das Ilhas,19 mar 2019 6:34

​Um grupo de astrónomos, utilizando os telescópios espaciais Hubble e Gaia, conseguiram mapear a Via Láctea em 3D e chegar à medição mais precisa do peso e tamanho galácticos.

As galáxias são gigantes discos constituídos por biliões de estrelas e planetas, poeira e nebulosas de gás, todos em órbita de um buraco negro supermassivo – no caso da Via Láctea, esse monstro cósmico tem o nome de Sagitarius A, que a comunidade científica acredita ser 4 milhões de vezes mais massivo do que o Sol. Mas qual seria o peso da nossa casa galáctica, caso fosse possível colocá-la numa balança?

Esse foi o desafio a que um grupo de astrónomos do Observatório Europeu do Sul se propôs, levando-os à medição mais precisa até à atualidade. Os resultados da investigação apontam para que que a Via Láctea, abrilhantada por 200 biliões de estrelas, possua aproximadamente 1,5 triliões de massa solares.

A maior parte desse peso, mais especificamente 85%, provém da hipotética matéria negra. As estimativas precedentes apontavam para valores que podiam oscilar entre 500 biliões e três triliões da referida unidade de medida.

“Isto é absolutamente tudo o que existe na Via Láctea”, afirma a cientista Laura Watkins, coordenadora do grupo de investigação, citada pelo expresso.pt. “Conhecer a massa total fará com que possamos entender melhor a nossa galáxia”, acrescenta a astrónoma, responsável por uma medição que chegou igualmente à conclusão de que a Via Láctea possui um raio de 129 anos-luz.

Através destes resultados, os especialistas concluem que a Via Láctea afigura-se como uma das galáxias mais encorpadas. Entre aquelas conhecidas, a mais leve tem a massa de 1 bilião de sóis e a mais massiva possui 30 triliões da massa da nossa estrela.

Texto originalmente publicado na edição impressa doexpresso das ilhasnº 902 de 13 de Março de 2019.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 mar 2019 6:34

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  19 mar 2019 6:34

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.