Revelada primeira imagem do buraco negro no centro da nossa galáxia

PorExpresso das Ilhas,12 mai 2022 14:49

A National Science Foundation dos EUA revelou hoje, um “avanço histórico” na investigação da nossa galáxia , a Via Láctea, a primeira fotografia do que está no centro da Via Láctea, confirmando definitivamente que se trata de um buraco negro, que dá pelo nome de Sagittarius A*.

A National Science Foundation revela que foi necessária uma colaboração internacional entre 300 investigadores, de 80 instituições diferentes e de oito telescópios.

A ocasião serviu para revelar no âmbito da colaboração com a Event Horizon Telescope, conforme a imagem abaixo, o centro negro é rodeado por luz que se encontra a ser sugada pelo buraco negro.

Entre as informações disponíveis, sabe-se que o Sagittarius A* é 4,3 milhões de vezes maior do que o nosso Sol e está a uma distância de 25 mil anos-luz da Terra - o que é considerado relativamente próximo do nosso planeta no que diz respeito ao cosmos. Já o M87*, encontra-se a 55 milhões de anos-luz da Terra

Os investigadores notaram que a análise deste buraco negro foi muito mais complexa do que a do M87*, apontando que a existência de mais gases e poeira dificultou o trabalho dos telescópios e dos investigadores. Além disso, a Sagittarius A* tem, aparentemente, menores dimensões e é menos ativo do que o o M87*.

A National Science Foundation notou durante esta apresentação que foram desenvolvidas uma série de novas ferramentas para analisar a Sagittarius A*, as quais continuarão a ser utilizadas para levantar mais dados sobre o que está no centro da nossa galáxia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 mai 2022 14:49

Editado porAndre Amaral  em  12 mai 2022 14:49

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.