Artigos sobre galáxia
Astrofísicos descobrem buraco negro mais antigo
Astrofísicos descobriram o buraco negro mais antigo, que se formou quando o Universo tinha 430 milhões anos, descreve um artigo hoje publicado na revista científica Nature.
Detectado pela primeira vez flúor em galáxia distante em formação
Uma equipa de astrónomos detectou pela primeira vez flúor, que existe nos dentes e ossos como fluoreto, numa galáxia distante em formação cuja luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a chegar à Terra.
Um clarão verde foi detectado no espaço mas a NASA não sabe a sua origem
A NASA captou explosões de luz de cor azul e verde brilhante no espaço. Conforme refere no seu comunicado estes pontos de luz, que desapareceram poucos dias após serem detectados, são como fonte de raios-X ultraluminosos (ULX). Fenómeno ocorreu durante a observação da galáxia NGC 6946, conhecida também como galáxia dos fogos-de-artifício.
Descoberto o maior caso de canibalismo cósmico de nossa galáxia
A Via Láctea devorou Gaia-Encélado há 10 bilhões de anos, diz estudo liderado por astrónomos espanhóis.
Era uma vez uma estrela que explodia regularmente em Andrómeda
Na galáxia de Andrómeda, vizinha da nossa Via Láctea, descobriu-se uma estrela muito especial em 2008: desde então, a cada ano, com uma regularidade sem precedentes, observa-se uma explosão à sua superfície. Esta estrela é uma anã-branca, objecto resultante da morte de uma estrela como o nosso Sol depois de ter consumido o seu hidrogénio em reacções nucleares. É acompanhada por uma outra estrela a que vai roubando hidrogénio – e é precisamente a acumulação deste gás num disco à volta da anã-branca que, ao entrar em fusão nuclear, origina uma explosão termonuclear e expele elementos químicos, desde hidrogénio até ferro, formando uma nuvem. Agora, pela primeira vez, há provas de uma gigantesca nuvem deste género formada por explosões repetidas à superfície de uma anã-branca
mais