Uma estrela está a fugir a sete pés da nossa galáxia. Foi uma explosão que a assustou

PorExpresso das Ilhas,26 jun 2023 8:06

Nunca uma estrela viajou tão rápido como a J0927. Foi expulsa da Via Láctea por uma supernova – e não foge sozinha.

A estrela J0927 foi vista a tentar escapar da Via Láctea a velocidades impressionantes, no que parece ser uma missão de fuga de uma explosão de outra estrela.

O astro terá atingido velocidades superiores a oito milhões de quilómetros por hora, o equivalente a 2285 quilómetros por segundo.

Segundo a pesquisa liderada por um astrofísico de Harvard, Kareem El Badry e publicada no arXiv, a J0927 não será a única especial de corrida. A estrela J1235 também quis ir embora a velocidades recordistas, por sua vez, a seis milhões de quilómetros por hora – mais especificamente, 1694 quilómetros por segundo.

Estas duas estrelas estão oficialmente a mover-se mais depressa do que qualquer outra estrela alguma vez vista.

De um total de seis estrelas fugitivas identificadas pelos investigadores, quatro terão sido expulsas como resultado de uma supernova.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1125 de 21 de Junho de 2023.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 jun 2023 8:06