Meta anuncia supercomputador de IA que vai ser o mais rápido do mundo

PorExpresso das Ilhas,29 jan 2022 9:28

Computador já começou a ser utilizado em grandes modelos de processamento da linguagem natural e visão artificial para investigação.

A Meta anunciou na segunda-feira que desenhou e construiu o AI Research SuperCluster (RSC), um supercomputador de inteligência artificial que, segundo prevê, vai ser o mais rápido do mundo, quando estiver acabado em meados do ano.

Os investigadores da empresa proprietária do Facebook e Instagram, noticia o jornal Público, já começaram a utilizar o RSC para treinar grandes modelos de processamento da linguagem natural – comunicação máquina e humana através de línguas – e visão artificial para investigação, com o objectivo de virem a utilizar biliões de parâmetros.

O RSC vai ajudar os investigadores de inteligência artificial (IA) da Meta a criar novos e melhores modelos que possam aprender de milhões de exemplos, trabalhar em centenas de idiomas diferentes, analisar texto, imagens e vídeo até à perfeição, desenvolver novas ferramentas de realidade aumentada e muito mais, segundo a empresa.

“Esperemos que RSC nos ajude a construir sistemas de IA totalmente novos que possam, por exemplo, realizar traduções de voz em tempo real a grandes grupos de pessoas, cada uma das quais com um idioma diferente, para que possam colaborar sem problemas durante um projecto de investigação ou jogar juntos com realidade aumentada”, afirmou, citado pela mesma fonte.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1052 de 26 de Janeiro de 2022.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 jan 2022 9:28

Editado porAndre Amaral  em  29 jan 2022 9:28