Um “milagre” da ciência. Homem paralisado voltou a andar com um implante na coluna

PorExpresso das Ilhas,12 fev 2022 15:26

“Levanta-te e anda!” Eis como a Bíblia relata que Jesus Cristo curou um paralítico. Na Suíça, uma equipa de investigadores conseguiu fazer isso mesmo com um homem paralisado graças ao que se pode chamar um “milagre” da ciência.

Michel Roccati teve um acidente de moto, em 2017, que o deixou sem conseguir mexer as pernas, danificando a sua espinal medula. Mas conseguiu voltar a levantar-se e a andar graças a uma tecnologia desenvolvida por investigadores suíços e que passou pela implantação de electródos na sua coluna.

O método foi utilizado em três pacientes com idades entre os 29 e os 41 anos, “com paralisia sensório-motora completa“, como explicam os autores do estudo no artigo publicado no jornal científico Nature Medicine, citado pelo zap.aeiou.pt.

“Em um único dia, os programas de estimulação específicos da actividade permitiram que esses três indivíduos ficassem de pé, caminhassem, andassem de bicicleta, nadassem e controlassem os movimentos do tronco”, notam os investigadores.

Eléctrodos fazem as vezes do cérebro

O sistema desenvolvido pelo neurocientista Grégoire Courtine, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, e pela neurocirurgiã Jocelyne Bloch, do Hospital Universitário de Lausanne, também na Suíça, assenta em eléctrodos flexíveis e suaves que são colocados em cima dos nervos da medula espinal, abaixo das vértebras.

Esses eléctrodos enviam pulsações eléctricas aos nervos que controlam os músculos das pernas e do tronco.

As pulsações, por seu lado, são controladas por um software instalado num tablet que envia instruções para determinada acção, como caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo.

Para executar um certo movimento, a pessoa precisa de seleccionar a acção adequada no software do tablet.

A partir daí, o tablet contacta um dispositivo que é colocado no abdómen dos pacientes, através de comunicações sem fios, e que envia os sinais para a acção desejada aos eléctrodos implantados.

“A estimulação eléctrica epidural (EES na sigla original em Inglês) direccionada às raízes dorsais dos segmentos lombo-sacrais restaura a marcha em pessoas com lesão medular”, concluíram os investigadores no âmbito dos ensaios clínicos que estão a realizar.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1054 de 9 de Fevereiro de 2022.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 fev 2022 15:26

Editado pormaria Fortes  em  12 fev 2022 15:26