A água da Terra nasceu ainda antes do planeta

PorExpresso das Ilhas,19 fev 2022 6:15

Ainda não sabemos como surgiu a vida na Terra, mas temos a certeza de que a vida, tal como a conhecemos, não existiria sem a água que envolve a superfície do nosso planeta. Agora, um novo estudo aponta que a água já estava presente no Sistema Solar mesmo antes de a Terra existir.

Uma equipa de cientistas das Universidades Sorbonne e Paris-Saclay, em França, indica que toda a água da Terra nasceu antes do planeta, já estando presente no Sistema Solar antes da formação dos planetas internos.

Segundo o site zap.aeiou.pt, os cientistas analisaram a composição isotópica da água desde o início do Sistema Solar, nas regiões internas onde a Terra e os outros planetas terrestres se formaram.

Para isso, estudaram um dos meteoritos mais antigos do nosso Sistema Solar, usando um método inovador para analisar as inclusões fluidas, pequenas bolhas de líquidos ou gases que ficam presas no interior do meteorito à medida que se cristaliza.

“Utilizamos a composição isotópica do hidrogénio em inclusões ricas em cálcio e alumínio (CAIs) de meteoritos primitivos, as rochas mais antigas do Sistema Solar, para estabelecer a composição isotópica de hidrogénio da água no início da formação do Sistema Solar”, escrevem os investigadores, citados pela mesma fonte.

Segundo o Science Alert, os dados mostram que existiam dois “reservatórios de gás” durante os primeiros 200.000 anos do nosso Sistema Solar, mesmo antes da formação dos primeiros embriões planetários.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1055 de 16 de Fevereiro de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,19 fev 2022 6:15

Editado porFretson Rocha  em  6 nov 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.