Rostos gerados por inteligência artificial inspiram mais confiança que imagens de rostos reais

PorExpresso das Ilhas,26 fev 2022 8:24

O estudo consistiu na identificação como real, ou não, de um grupo de caras, umas reais e outras geradas por inteligência artificial.

As pessoas têm dificuldade em distinguir entre imagens de rostos reais e de rostos gerados por inteligência artificial (IA), com os artificiais a gerarem impressões de maior confiança que os reais, concluiu um estudo agora divulgado.

O estudo de investigadores da Universidade de Lancaster, Reino Unido, e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, consistiu, de acordo com o jornal Público, na identificação como real ou não de um grupo de caras, umas reais e outras geradas por IA, usando o “StyleGAN2”, um algoritmo que produz os rostos artificiais a partir de características de um grande número de modelos reais. Publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), os resultados do estudo levaram os investigadores a alertar para os riscos das “falsificações profundas” (deep fakes) e para a necessidade de se criarem mecanismos de salvaguarda contra esses riscos.

A incapacidade de as pessoas identificarem como artificiais imagens geradas por IA pode levar a que, num mundo digital, em que qualquer imagem ou vídeo pode ser falsificada, a autenticidade de qualquer gravação inconveniente ou indesejável pode ser posta em causa, dizem os autores do estudo, conduzido por Sophie Nightingale, da Universidade de Lancaster, e por Hany Farid, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Os participantes no estudo foram convidados a distinguir rostos sintetizados através do “StyleGAN2” e rostos reais, e dizer qual o nível de confiança que os rostos evocavam e das respostas saiu a conclusão de que não só os rostos gerados sinteticamente eram altamente realistas como quase indistinguíveis dos reais, e considerados mais dignos de confiança.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1056 de 23 de Fevereiro de 2022.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 fev 2022 8:24

Editado porDulcina Mendes  em  26 fev 2022 8:24