Telescópio James Webb supera expectativas

PorExpresso das Ilhas,18 mar 2022 9:35

O Telescópio Espacial James Webb não apenas atendeu, como superou as expectativas. No dia 11 de Março, foi concluída a etapa de alinhamento conhecida como “calibração fina”, e graças a ela já foi possível capturar uma estrela perfeitamente focada.

Os engenheiros da agência espacial americana dizem ter agora conseguido concentrar totalmente o observatório de 10 mil milhões de dólares numa estrela de teste. Para chegar a esta fase, todos os espelhos de Webb tiveram de ser alinhados a pequenas fracções da largura de um cabelo humano.

Mas, a agência adverte que ainda há muito trabalho pela frente antes que o telescópio possa ser declarado operacional.

Lee Feinberg, o engenheiro da Nasa que liderou o desenvolvimento dos elementos ópticos da Webb, descreveu o lançamento da primeira imagem devidamente focalizada como fenomenal.

"Não só se vê a estrela e os espigões da difracção da estrela, mas também se vêem outras estrelas no campo que estão bem focadas, tal como esperavámos, e todo o tipo de outras estruturas interessantes no fundo", disse ele aos repórteres.

Webb, anunciado como o sucessor do famoso Telescópio Espacial Hubble, foi lançado a 25 de Dezembro por um foguete Ariane-5 da Guiana Francesa.

Os seus objectivos principais são tirar fotografias das primeiras estrelas a brilhar no Universo e sondar planetas longínquos para ver se podem ser habitáveis.

Para dar à Webb a resolução e sensibilidade necessárias para cumprir esta missão, foi equipada com um espelho primário de 6,5m de largura.

Mas, a superfície reflectora, composta por 18 segmentos, é tão grande que teve de ser dobrada para caber no interior do cone do Ariane.

As tarefas iniciais desde o lançamento foram assim dominadas pela exigência de desembalar o espelho e outras ópticas e de fazer com que todos funcionassem em harmonia.

Cada um desses 18 segmentos teve a sua orientação e curvatura ajustadas por pequenos motores, permitindo-lhes comportar-se como se fossem uma superfície única e monolítica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Webb NASA

Autoria:Expresso das Ilhas,18 mar 2022 9:35

Editado porA Redacção  em  18 mar 2022 9:38

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.