“Monstro das bolachas cósmico”. Estrela de neutrões captada a devorar matéria de outra estrela pela primeira vez

PorExpresso das Ilhas,28 mar 2022 8:45

A descoberta é uma das mais importantes no ramo da astrofísica. Foram usados 10 telescópicos e o estudo foi uma colaboração entre 11 investigadores de várias universidades.

Um novo estudo publicado na Nature, citado pelo site zap.aeiou.pt, relata a captura inédita de uma estrela de neutrões a devorar uma outra estrela na sua proximidade. A pesquisa foi levada a cabo na Universidade de Southampton por uma equipa de investigadores de 11 países e exigiu 10 telescópios.

Os cientistas debruçaram-se sobre a erupção do binário raio-X conhecido como Swift J1858, explica o Interesting Engineering. O estudo recorreu a uma grande variedade de telescópios espaciais, como o Hubble da NASA, o XMM-Newton da Agência Espacial Europeia, o Telescópio Muito Grande e o Grande Telescópio das Canárias, do Observatório Europeu do Sul.

“Desta vez tivemos a sorte cósmica do nosso lado e conseguimos coordenar dez telescópios e apontá-los para o J1858 enquanto ele estava totalmente activo”, afirma Hernández Santisteban, da Universidade de St. Andrews e co-autor do estudo, citado pela mesma fonte.

A estrela de neutrões conseguiu consumir tanta matéria da outra estrela porque a sua força gravitacional é tão forte que lhe permite absorver gás de outras estrelas. Mas as estrelas de neutrões não se limitam a sugar este gás, visto que também o enviam pelo Espaço fora a alta velocidade.

Para a co-autora Nathalie Degenaar, da Universidade de Amesterdão, estas estrelas de neutrões são “canibais estelares” e “monstros das bolachas cósmicos” que fazem uma confusão quando comem. A descoberta é uma das mais importantes nos últimos tempos no ramo da astrofísica.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1060 de 23 de Março de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 mar 2022 8:45

Editado porAndre Amaral  em  28 mar 2022 8:45

pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.