Cientistas identificam nova espécie de água-viva com 39 tentáculos

PorExpresso das Ilhas,28 abr 2022 11:29

Os Pesquisadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), nos EUA, identificaram uma nova espécie de água-viva, com 39 tentáculos, nos mares californianos. Animal foi baptizado com o nome de Atolla reynoldsi, uma homenagem ao primeiro voluntário do instituto de pesquisa, Jeff Reynolds.

A nova espécie, que foi descrita na revista Animals, tem cerca de 13 centímetros de diâmetro e tem entre 26 e 39 tentáculos. Apesar do tamanho consideravelmente pequeno, a espécie é a maior já encontrada até agora para o género Atolla.

Não são apenas as proporções que tornam a água-viva Atolla reynoldsi única. Medusas Atolla contam com um tentáculo alongado, que serve para capturar presas no oceano profundo.

Estes animais habitam a chamada zona abissal, entre mil e quatro mil metros abaixo do nível do mar.

Mas a nova espécie não tinha esse detalhe extra. Além disso, seus tentáculos são enrolados como molas, diferente do que já foi visto para os outros dez espécimes de Atolla conhecidos.

O avistamento da Atolla reynoldsi não é recente. Na verdade, os pesquisadores notaram sua existência por volta de 2014, enquanto assistiam a vídeos obtidos por veículos submarinos operados remotamente (ROVs).

Na mesma época, foram identificados ainda outros dois espécimes diferentes de Atolla, mas faltam registos para confirmá-los como espécies inéditas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 abr 2022 11:29

Editado porAndre Amaral  em  28 abr 2022 11:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.