Asteróide gigante passará próximo da Terra a 76 mil km/h nesta sexta 27 de Maio

PorExpresso das Ilhas,26 mai 2022 16:31

A rocha espacial nomeada 7335 (1989 JA) passará próximo da Terra, nesta sexta 27 de Maio, viaja a cerca de 76 mil km/h e possui aproximadamente 1,8 mil quilómetros de diâmetro, o tamanho equivalente a quatro vezes da dimensão do edifício Empire State Bulding, em Nova York.

A informação foi avançada pelo Centro de Estudos de Objectos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA.

Apesar de a NASA ter classificado o asteróide como potencialmente perigoso, o objecto rochoso passará a 4 milhões de quilómetros da Terra, cerca de 10 vezes a distância média do nosso planeta até a lua. Caso a órbita do asteróide mude, o trajecto pode mudar e impactar o nosso planeta e, por isso, é considerado perigoso.

Após o dia 27 de maio de 2022, o objecto não viajará próximo da Terra até o dia 12 de Junho de 2055 e passará muito mais longe que a viagem actual, a cerca de 27 milhões de quilómetros do nosso planeta. O asteróide foi observado pela primeira vez no Observatório Palomar em San Diego (Califórnia), em 1989.

O 7335 também é classificado como Near-Earth Object (NEO), objectos que passam a cerca de até 48 milhões de quilómetros da Terra. Anualmente, a NASA rastreia mais de 29 mil asteróides próximos do nosso planeta, contudo, a maioria deles é extremamente pequeno.

O objecto também pode ser classificado como Apollo, uma categoria de cerca de 15 mil asteróides que orbitam o sol e cruzam periodicamente a órbita do nosso planeta.

Em 2021, a NASA iniciou a missão Double Asteroid Redirection Test (DART) com a objetivo de alterar o caminho orbital do asteroide Dimorphos e entender a possibilidade dessas alterações em possíveis cenários de colisões com à Terra.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 mai 2022 16:31

Editado porAndre Amaral  em  26 mai 2022 16:31

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.